Jarra com bottoms coloridos

Marketing de Conteúdo: 15 ferramentas essenciais

Eu sei, você provavelmente entende a importância do marketing de conteúdo na sua estratégia de marketing e vendas, mas produzir conteúdo de qualidade não é fácil.

Você está no seu home office ou escritório, com um planejamento de conteúdo a sua frente, alinhado com os interesses do seu público, mas não sabe por onde começar.

Ou ainda, não se planejou adequadamente para seu marketing de conteúdo mas tem algumas ideias que já gostaria de colocar em prática. Mas dar o primeiro passo parece muito difícil.

Tudo bem, você não está sozinho nessa. Criar conteúdo de qualidade (que é o que importa) exige dedicação.

A boa notícia é que existem ferramentas para marketing de conteúdo que podem te ajudar, e muito, com essa tarefa.

As ferramentas de marketing de conteúdo não vão fazer todo o trabalho por você, mas vão facilitar a sua vida e aumentar a sua produtividade.

A seguir, destaco algumas das ferramentas que recomendo e que já usei nos negócios em que fui fundadora, executiva ou consultora. Sei que você precisa conhecê-las e que isso vai fazer diferença em seu conteúdo.

Esse artigo tem o kit essencial de ferramentas que vão te apoiar em sua estratégia de marketing de conteúdo. Se você quer ter sucesso com content marketing, leia até o final e comece a testar as ferramentas agora mesmo.

Confesso que acabo usando algumas outras e vai caso a caso, de acordo com o negócio que estou atendendo e que preciso crescer no momento, mas essa lista vai te ajudar a ter o básico que precisa para o seu marketing de conteúdo.

Imagens em marketing de conteúdo: uma imagem vale mais do que mil palavras

Essa máxima vem sendo repetida há muitos anos: a de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Será que é mesmo?

Te afirmo que sim! Estudos revelam que o nosso cérebro é capaz de processar uma imagem 60.000 vezes mais rápido do que texto. Parece muito, mas acontece que 90% do conteúdo que nosso cérebro processa diariamente é visual e que 93% de toda a comunicação humana também é visual.

Infográfico Importância das Imagens para o Marketing de Conteúdo Quer colocar esse infográfico em seu site ou blog? Basta copiar e colar o código a seguir!

Ah, mas por que isso é relevante? Te digo o motivo! Nós evoluímos para aproveitar conteúdo visual. O resultado disso em termos de marketing de conteúdo é que páginas com imagens têm 94% mais visualizações do que aquelas que não as possuem.

Agora imagina sua marca na Internet, concorrendo com tantas outras postagens e artigos e, no fim das contas, com a atenção do seu público-alvo. Seu público tem tempo limitado. Você tem dúvidas de que precisa ter imagens que te ajudem nessa tarefa?

Ferramentas de marketing de conteúdo para criação de imagens

1) Canva

Essa é a minha favorita dentre as de uso online e eu costumo indicá-la também nas palestras que dou, quando o público precisa de algo simples e fácil para criar e editar imagens.

Você não precisa ser designer por formação ou gastar muito dinheiro contratando alguém para fazer isso por você (apesar de em muitos casos valer a pena terceirizar o serviço).

Com o Canva você pode criar imagens para seu blog, site, mídias sociais e assim por diante.

Um ponto bacana dessa ferramenta é que ela trás tamanhos de imagem já prontos para as principais redes sociais, o que facilita seu trabalho, principalmente se você é iniciante e não está familiarizado com o tamanho exato que cada meio pede (o que também muda com uma certa frequência).

O uso é gratuito, com itens pagos caso você queira usar algumas imagens ou ícones mais especiais mas, confie em mim, dá para fazer muita coisa sem gastar nada.

Ferramenta que uso para imagens: CanvaPor exemplo: para criar o infográfico acima, sobre importância das imagens no marketing de conteúdo, eu usei o Canva e fiz os gráficos usando o Infogram, que menciono também nesse artigo.

Importei os gráficos para o Canva, que permite que você traga também suas próprias imagens, e consegui o efeito que eu queria.

Você pode fazer o upload do seu logo para a ferramenta e ter imagens para postar no Instagram ou no Facebook de forma consistente, sempre com sua marca, o mesmo esquema de cores e assim por diante.

Ela também tem templates para infográficos e até para materiais de marketing offline como panfletos.

[Você pode acessar o Canva aqui]

2) Piktochart

Infográficos fazem parte da estratégia de marketing de conteúdo de muita gente. Isso porque resumem informações em uma imagem de forma didática, fácil de digerir.

Você pode criar infográficos para marketing de conteúdo usando o Piktochart.

Ele possui templates gratuitos sobre os quais você pode começar a construir os seus infográficos e também opções pagas.

[Você pode acessar o Piktochart aqui]

3) Infogram

O Infogram também tem a proposta de apoiar a criação de infográficos, mas eu acabo usando mais para os gráficos em si, porque acho que ficam mais bonitos por lá e mais fáceis de editar.

O único contra é que para baixar o que você criou é preciso pagar.

[Você pode acessar o Infogram aqui]

4) Flaticon

Sabe as imagens de destaque dos artigos desse blog aqui? Se você for na home page vai reparar que para cada artigo que publico, tem uma imagem ilustrativa dele.

Essas imagens, em grande parte, vêm do Flaticon. É um site que trás ícones e ilustrações e para parte delas você tem a opção de usar gratuitamente dando o crédito, ou ainda pagar para poder usar.

[Você pode acessar o Flaticon aqui]

5) Stocksnap

As dicas acima eram uma combinação de editores fáceis com ícones e também imagens, mas se você o que procura são fotos e imagens super bacanas, sua espera acabou!

A Stocksnap oferece fotos muito bacanas e gratuitas que você pode usar nos seus projetos de marketing de conteúdo.

[Você pode acessar a StockSnap aqui]

6) Negative Space

Essa é mais uma opção para imagens (fotos) em diversas categorias e gratuitas.

Quer uma foto linda para seu Instagram? Procura lá! Um fundo para sua postagem do Facebook? Sem problemas! Uma imagem para seu artigo do blog? Está valendo!

[Você pode acessar o Negative Space aqui]

7) Compressor.io

Um alerta sobre o assunto imagem: lembre-se também que os usuários de Internet estão no celular e, portanto, as imagens precisam ser otimizadas também para essas telas.

Além disso, o Google privilegia páginas que carregam rápido e suas imagens devem levar isso em conta. Exagero no tamanho das imagens pode prejudicar o seu SEO!

Por isso, após criar suas imagens, use um compressor como o Compressor.io para deixar os arquivos com tamanho menor, sem perder tanto a qualidade visual.

[Você pode acessar o Compressor.io aqui]

Idéias em marketing de conteúdo: sobre o que escrever?

Eu tenho uma estratégia de marketing de conteúdo, mas após algum tempo, já não sei mais sobre o que escrever ou postar. Pois é, essa é uma dor muito comum para quem faz uso do marketing de conteúdo, mas ela é remediável!

A essa altura como leitor do meu blog você já sabe que o marketing de conteúdo funciona extremamente bem hoje em dia, porque os usuários não querem só ver anúncios, eles querem informação.

Essa informação (em formato de conteúdo) precisa ser de qualidade e focada nos desejos DELE (seu público). Então como saber sobre o que escrever, sobre o que produzir conteúdo?

Ferramentas para geração de idéias de conteúdo

8) Google Keyword Planner

A ferramenta foi criada para apoiar aqueles que trabalham com o Google AdWords (links patrocinados). Seu objetivo é apresentar opções de palavras-chave para quem deseja anunciar.

Ainda sim, fazendo uso do Keyword Planner você pode ver tópicos relacionados ao assunto para o qual deseja criar conteúdo e se inspirar.

[Acesse o Google Keyword Planner aqui]

9) Caixa de busca do Google

Essa dica é mais um hack do que qualquer outra coisa. Eu uso a caixa de busca do Google para começar a digitar algum tópico sobre o qual eu queira falar e ver as sugestões que ele apresenta.

Essas sugestões são baseadas no que as pessoas procuram e, portanto, podem me ajudar a entender melhor possíveis conteúdos para o meu público-alvo.

Vamos supor que eu escreva sobre carros. Aqui está o que eu faria:

Caixa de busca do Google com a palavra carros

Ou ainda:

Caixa de busca do Google com o termo "como escolher carro"

Simples mas eficiente!

Faça as pesquisas sem estar logado no seu Gmail e se puder limpar o cache antes, melhor ainda, porque senão o Google vai indicar o que ele acha que você estaria procurando, não o seu público.

[Acesse o Google Keyword Planner aqui]

10) Buzzsumo

Essa ferramenta é pró e exige investimento para ser bem usada.

Com o Buzzsumo você pode digitar termos da área em que atua e ver quais os artigos que estão tendo mais engajamento nas redes sociais, dentro desse tema.

É uma excelente fonte de inspiração para aqueles que podem investir recursos financeiros em ferramentas.

[Acesse o Buzzsumo aqui]

11) Tweetreach

Se você não pode pagar mas quer ter uma idéia do que está rolando de conteúdo no meio que você atua, dá uma tentada no Tweetreach.

Ainda na versão gratuita você consegue ver os 3 tweets mais retweetados sobre o assunto recentemente. Isso pode te ajudar a entender que tipo de conteúdo o público está gostando e fazer algo ainda melhor.

[Acesse o Tweetreach aqui]

12) Google Trends

Mais uma ferramenta da gigante Google. Considerando que grande parte das buscas mundiais passam por eles, não podemos ignorar a quantidade e qualidade da informação que possuem.

O Google Trends serve para apontar tendências nas buscas do Google e você pode ver diariamente quais os tópicos mais procurados, bem como digitar uma palavra-chave e ver buscas similares, universo de assuntos e regiões específicas.

É uma ferramenta indispensável em sua estratégia de marketing de conteúdo!

[Acesse o Google Trends aqui]

Divulgação em marketing de conteúdo: alcançar o público é essencial

Fiz tudo certo, tenho um conteúdo bem pesquisado, com apoio visual bem feito, mas ainda sim ninguém está consumindo o meu conteúdo. O que será que está acontecendo?

A grande verdade é que você deveria gastar no máximo 20% do seu tempo produzindo conteúdo e 80% divulgando. É isso mesmo! De nada vale ter um conteúdo excelente se as pessoas não o consumirem.

“Ah Tahiana, mas se eu fizer algo bom elas não virão?”. Minha resposta é: não. Existem poucos casos em que alguém influente encontra o seu conteúdo e o divulga com força suficiente que muitas outras replicam.

No resto do tempo, o trabalho é duro. Mas ele é possível!

Ferramentas para divulgar conteúdo

13) Buffer

Eu uso o Buffer para agendar publicações em quase todos os projetos com os quais trabalho. Ele abarca Facebook (tanto página quanto perfil pessoal), Twitter, LinkedIn e agora também Instagram.

Tem versão gratuita que já dá para fazer bastante coisa e versão paga. É a minha ferramenta de escolha e existem muitas nesse segmento de agendar publicações.

Gosto da facilidade de uso do Buffer e das métricas.

[Acesse o Buffer aqui]

14) Twitter

Novas redes sociais surgem com frequência e ultimamente muita gente tem falado da queda do Twitter mas deixa eu fazer um parênteses bem importante: uma boa parte do público que consome informações sérias está no Twitter.

Dito isto, é provável que influenciadores do seu segmento e pessoas interessadas o suficiente para se engajar estejam por lá.

Como eu uso o Twitter em termos de ser uma ferramenta de distribuição de conteúdo? A resposta mais óbvia é publicar no perfil, mas não é aí que está o pulo do gato.

Eu pesquiso pessoas que tenham compartilhado conteúdos semelhantes aos que quero promover e entro em contato falando sobre esse novo artigo / e-book e assim por diante.

Esse é apenas um dos usos do Twitter na distribuição e amplificação de conteúdo mas existe ainda mais oportunidade.

[Acesse o Twitter aqui]

15) Mailchimp

O e-mail ainda é uma das formas mais eficientes de entrar em contato com o seu público. Como contei nesse artigo o e-mail marketing converte 3x mais do que as redes sociais.

Como ferramenta para uso de e-mail, minha escolha é o Mailchimp. Tem plano gratuito para quem está começando e ao mesmo tempo é robusto para fazer as coisas que costumo como segmentação, sequência automática de e-mail e assim por diante.

[Acesse o Mailchimp aqui]

 


Agora me conta: qual ferramenta você usa que é essencial para criar e divulgar o seu conteúdo? Deixe um comentário nesse artigo, assim posso avaliar e indicar para outras pessoas.

2 comentários em “Marketing de Conteúdo: 15 ferramentas essenciais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.