Folha crescendo na água

Qual é a sua definição de sucesso?

É a sua empresa que estará ao seu lado quando você estiver no leito de morte?

Semana passada me deparei com um tweet (como chama agora que é X?) do Marc Randolph, cofundador da Netflix e de outras 6 empresas, mostrando a importância de não abrir mão de quem mais amamos enquanto seguimos nossa jornada empreendedora.

Gente, o cara fundou o Netflix e outras 6 empresas. Uma delas, a Looker Data Sciences, foi adquirida pelo Google por US$2,6 bilhões em 2019. É muito claro que ele trabalha bastante. Ninguém consegue fazer isso se não tiver esse perfil.

E é esse perfil que torna sua declaração ainda mais importante: é justamente porque nós, empreendedores, precisamos nos dedicar tanto, que precisamos também ter a clareza de que ter pessoas que nos tragam segurança e paz é fundamental. É necessário para a vida dar certo, e para o negócio dar certo.

Tweet do Marc Randolph, cofundador do Netflix

“Sou Marc Randolph, cofundador da Netflix e de outras 6 empresas.
Esta é a minha definição de sucesso:
Trabalhei duro, durante toda a minha carreira, para manter minha vida equilibrada com meu trabalho. No meu livro, escrevo sobre minhas noites de compromisso às terças-feiras com minha esposa. Por mais de trinta anos, eu tinha um corte rígido nas terças-feiras. Chovesse ou fizesse sol, eu saía exatamente às 17h e passava a noite com minha melhor amiga. Íamos ao cinema, jantávamos ou simplesmente íamos olhar vitrines no centro da cidade juntos.
Nada atrapalhava isso. Nenhuma reunião, nenhuma call, nenhuma pergunta ou solicitação de última hora. Se você tivesse algo a me dizer na tarde de terça-feira às 16h55, era melhor dizer no caminho para o estacionamento. Se houvesse uma crise, resolveríamos até às 17h.
Essas noites de terça mantiveram minha sanidade. E colocaram o resto do meu trabalho em perspectiva.
Decidi há muito tempo não ser um daqueles empreendedores em sua 7ª startup e seu 7º casamento. Na verdade, a coisa de que mais me orgulho na minha vida não são as empresas que comecei, é o fato de que consegui iniciá-las enquanto permanecia casado com a mesma mulher; tendo meus filhos crescendo me conhecendo e (pelo que posso dizer) gostando de mim, e sendo capaz de passar tempo perseguindo outras paixões na minha vida.
Essa é a minha definição de sucesso.

Marc Randolph

Achei sensacional a clareza com que Marc compartilha sua visão com a gente, porque ela é extremamente simples e ao mesmo tempo difícil de colocar em prática. Por quantas vezes deixamos as urgências do dia-a-dia atrapalharem o que realmente é importante e tem significado na nossa vida?

Estamos falando da perspectiva de um empreendedor bem sucedido, claro. Mas vamos combinar uma coisa? É raro termos a sensação de que já conquistamos o que deveríamos, de modo que estamos sempre em busca de algo além e sempre temos motivo para ficar uns minutos a mais, fazer mais uma call, responder só mais um e-mail, digitar só mais uma resposta no Slack…

É chocante pensar nisso da 7a empresa e 7a esposa. Pensando naquelas pessoas que têm mais visibilidade com celebridades, é fácil perceber o quanto isso acontece, né? No mundo da alta performance no trabalho não é exceção. Carreiras lindas, famílias destruídas. Não precisamos ir muito longe para encontrar esses exemplos.

Do meu lado, desde a chegada do meu filho, passei a dizer “não” com mais facilidade do que antes, algo que era muito difícil para mim. O custo do tempo passou a ser muito óbvio para ser ignorado. Ainda sim, me peguei reflexiva. Creio que ainda tenho ajustes a fazer para chegar ao meu sucesso pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *