Chá, teclado e caneta

Livro “O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”

O livro que terminei de ler semana passada foi “O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”, de Charles Duhhig. O título em inglês é “The Power of Habit” e, no Brasil, foi publicado pela Editora Objetiva.

Nesse livro o autor conta histórias de pessoas que sofreram tipos de danos cerebrais e ainda sim demonstram manter certos comportamentos, hábitos, apesar de terem perdido sua memória. Também mostra como diversos pesquisadores e médicos vêm acompanhando tais casos. Acho sempre que a leitura de livros com exemplos ajuda a contextualizar e torna a leitura mais fácil.

O objetivo de Duhhig ao mostrar esses exemplos é explicar como os hábitos funcionam e como podemos criá-los ou manipulá-los e o autor conseguiu deixar esse processo mais palpável com as narrativas que incluiu na obra.

Talvez a maior lição do livro para quem é empreendedor ou trabalha com marketing é o entendimento de como um hábito se forma e passa a ser alimentado, passando a ser usado a partir daí sem uma análise crítica. Segundo o autor, existe sempre uma combinação de três fatores: uma deixa, uma rotina e uma recompensa. Ele chama esse conjunto de fatores de “o loop do hábito”.

Compreender o loop do hábito pode ser um caminho interessante para pensar como criar ou promover produtos ou serviços. No livro existem exemplos de empresas – desde gigantes do varejo como a Target, até a indústria musical – que utilizam essas técnicas para vender mais e ter mais sucesso.

Capa do livro "O Poder do Hábito"Do ponto de vista pessoal, o entendimento do loop do hábito permite que você faça uma engenharia reversa para entender quais são as recompensas que está buscando, ou quais as deixas e rotinas, dos hábitos que te deixam insatisfeito, para assim inserir novas recompensas, rotinas e deixas, buscando substituir os hábitos que deseja deixar de lado.

Título: O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
Autor: Charles Duhhig
Editora: Objetiva
Número de páginas: 408
Onde comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *