Livro “Remote”, sobre trabalho remoto, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Estava em uma reunião de trabalho e mencionei a minha experiência e da Mayara Campos em trabalhar com funcionários a distância (trabalho remoto), desde cidades e estados diversos até países muito longínquos (literalmente um mundo inteiro de distância).

Foi então que um colega de profissão resolveu me dar “Remote – Office not required” (em tradução livre: “Remoto: Escritório não obrigatório”) de presente, um livro de Jason Fried e David Heinemeier Hansson, que eu já estava pensando em comprar (obrigada pelo presente, Rafael!)

Eu sou fã de “Rework”, outro livro dos autores, que são os fundadores de uma empresa que também gosto muito: a 37 Signals (atualmente renomeada para “Basecamp”, em favor de seu produto mais conhecido). A capacidade deles de tratar assuntos complexos de forma simples e objetiva e de estruturar o raciocínio por trás do sucesso das estratégias usadas por eles mesmos em seus próprios produtos e empresa, é algo que admiro. Os livros são sempre fáceis de ler e do tipo que consumo rapidamente, lendo de forma ávida por 1 ou 2 dias até a conclusão.

Em “Remote”, Jason e David lançam mão de uma série de exemplos e explicações do motivo do trabalho remoto não só ser aceitável como recomendável em grande parte dos casos. Uma das frases que acabou me chamando atenção foi:

“Quando você não consegue ver alguém o dia todo, a única coisa que você tem para avaliar é o trabalho”.

De fato sabemos que o escritório é um ambiente cheio de política e onde a produtividade não tem tanto espaço para acontecer (são inúmeras as interrupções) e ainda assim avaliamos os profissionais pelo tempo em que eles ficam sentados na cadeira ou pelo quanto são simpáticos ou ameaçadores. Isso nada tem a ver com resultado e, nesse ponto, os argumentos do livro em prol do trabalho a distância / fora do escritório, são totalmente convincentes.

O livro vale a leitura e é repleto de dicas e argumentos a favor da ideia, assim como apontamentos sobre o lado negativo do trabalho a distância, acompanhados de alternativas para lidar com eles.

Se você tem interesse em liderança e gerenciamento de equipe o livro trás como “bônus” vários approaches para gerenciamento focado em resultados. Não é o ponto principal do livro, mas eles estão lá, nas entrelinhas, e tornaram a leitura ainda mais proveitosa para mim.

O título ainda não está disponível para Brasil, mas se você tiver uma conta do Kindle americana pode comprá-lo aqui.

Recomendo totalmente a leitura de “Rework”, dos mesmos autores, esse sim já disponível em Português com o título “Reinvente Sua Empresa – Mude sua maneira de trabalhar“.

Deixe uma Resposta