5 plantas coloridas

Formatos (tamanhos) mais comuns de publicidade online

Devido a minha experiência de anos em marketing digital, volta e meia recebo perguntas de empreendedores com pequenos negócios, tanto digitais quanto offline, que estão querendo promover seus produtos ou serviços usando a Internet e ainda não sabem muito por onde começar. Essa pergunta comumente vem associada a outra: quais são os formatos mais comuns de banners, ou de anúncios publicitários online?

Você pode negociar a exibição de anúncios direto com portais, blogs ou outros tipos de site, mas existe uma opção que em geral é mais apropriada para quem está começando: o Google AdWords é uma forma eficiente e relativamente fácil de começar e, caso você estude, pode trazer excelentes resultados a partir do momento que você passar a refinar as campanhas e otimizá-las de acordo com seu objetivo.

Uma das vertentes do AdWords é a Rede de Display, comumente entendida como a rede de anúncios gráficos (apesar dela também exibir anúncios de texto). Muitos anunciantes de primeira viagem acabam focando somente na Rede de Pesquisa, mas acabam perdendo uma preciosidade pois a Rede de Display também trás excelentes resultados e muitas vezes com custo inferior ao da Rede de Pesquisa.

Se você optar por usar a Rede de Display do Google com anúncios gráficos ou até mesmo negociar a inserção em outros sites diretamente (você pode propor troca de divulgação ou permuta de serviços e produtos por espaço de mídia, por exemplo) e não tiver verba para que um designer faça muitas peças diferentes, sugiro focar nesses 3 formatos mais comuns de banners (peças para anúncios online):

  • 728 x 90 – esse tamanho, conhecido como “leaderboard” ou “super banner” é o irmão mais moderno do banner mais tradicional de anos atrás, o 468 x 60. Considerando que hoje a resolução dos displays é maior, sugiro mais ter um anúncio 728 x 90 do que um 468 x 60 se tiver que escolher;
  • 160 x 60 pixels – o “wide” ou “super banner vertical” é um anúncio vertical que tem um tamanho já bem utilizado por diversos sites e portais para vender espaço publicitário. Como a largura dele bate bem com a maior parte das barras laterais de sites e blogs, ele tem uma boa aceitação;
  • 300 x 250 – conhecido como “retângulo”, é um formato quase quadrado que é muito usado e aceito também.

Neste link você encontra um PDF com formatos comuns, mostrando os tamanhos visualmente, para melhor entender o que está explicado acima.

Outro ponto que quero frisar muito é: não ignore os formatos mobile. Grande parte do tráfego da Internet brasileira já está acontecendo através de dispositivos móveis e você não deve deixar de criar peças para quem está acessando pelos smartphones e tablets. Claro que para isso seu site também deve estar pronto para funcionar no ambiente mobile (se ele ainda não está, por favor, o faça o quanto antes). Sugiro então também fazer as peças com formatos apropriados para mobile:

  • 320 x 50 – banner para celular;
  • 320 x 100 – banner grande para celular.

Lembre-se que aqui o espaço é reduzido e que você precisa ser criativo e focado no seu objetivo na hora de construir esses anúncios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.