Biblioteca de livros

Livros de Growth Hacking

Uma das formas de aprender growth hacking é através de livros, que tendem a trazer uma coleção maior de informações sobre o tema do que alguns artigos.

Ainda são poucos os growth hackers que compartilham sua experiência através de livros e abordam com mais detalhes os frameworks e cases, mas ainda sim temos algumas alternativas de leitura sobre growth hacking.

Quem me acompanha sabe que sou fã de livros e sempre recomendo leituras no meu Instagram e em outros canais, como os grupos fechados para quem é assinante da GLA. Não à toa, um dos nossos conteúdos mais assistidos no canal da Growth Leaders Academy é o meu vídeo de recomendação de livros de growth, que já tem mais de 115 mil visualizações enquanto escrevo esse artigo.

10 livros sobre growth hacking (+ 10 livros bônus)

Aqui está a minha lista definitiva de livros relacionados a growth hacking que você precisa conhecer, listados por ordem cronológica de lançamento e divididos entre livros em inglês, livros em português e livros que não são de growth especificamente mas que colaboram muito com entendimento e aplicação de growth.

Caso você recomende algum livro que não esteja nessa lista, comenta aqui para eu avaliar e listar.

Livros de Growth Hacking em Inglês

Como a disciplina de growth hacking surgiu nos EUA, é natural que a maioria do conteúdo disponível esteja em inglês, incluindo os livros. Isso acontece porque os profissionais de lá estão há mais tempo aplicando growth de forma estruturada.

The Cold Start Problem: How to Start and Scale Network Effects (Andrew Chen)

Esse é o primeiro livro escrito por Andrew Chen, um dos grandes nomes do growth hacking, e foi lançado em 7 de Dezembro de 2021.

Uma tradução livre do título seria algo como “O problema da partida a frio: como inicial e escalar efeitos em rede”. Essa tradução, porém, não faz completo jus ao que o título carrega.

Se você tem um pouco mais de idade, lembra da época em que os carros a álcool demoravam para pegar quando o dia estava frio. Mesmo sendo carioca, e morando no RJ quando criança (minha cidade de origem não é particularmente conhecida pelo temperatura baixa), lembro do carro do meu pai demorando para pegar diversas vezes de manhã cedinho.

Além disso, “Cold Start Problem” é um termo usado comumente em data science, principalmente quando se fala de sistemas de recomendação. Sabe aquelas recomendações de busca da Amazon, por exemplo? Então, quando um sistema de recomendação começa, ele ainda tem poucos dados iniciais para poder fazer recomendações relevantes. E isso é chamado de “cold start problem”.

Dar partida num carro quando ele ainda não aqueceu é sempre mais difícil, fazer recomendações sem conhecer dados anteriores, também, assim como é mais difícil lançar um produto do zero e ganhar tração. Mas para que isso ocorra, Chen se aprofunda nos efeitos de rede, naquilo que faz com que um produto seja valioso quanto mais pessoas o usam.

Product-Led Growth: How to Build a Product That Sells Itself (Wes Bush)

Lançado em Maio de 2019, é um dos livros mais recente sobre growth, mas dessa vez especificamente voltado para product-led growth.

Não sabe nem o que é product-led growth? Então começa por esse artigo do Gabriel (Mineiro), que para mim é o rei do tema no Brasil. Também tem curso inteiro dele sobre product-led na Growth Leaders Academy.

O livro é especialmente relevante para quem atua no mundo de SaaS (software as a service) e não quer depender de um time de vendas para crescer. A lógica do product-led growth é que o negócio cresça a partir do próprio produto, idealmente em modelo self service, seja usando modelo de trials (testes) ou modelos freemium.

Falando em SaaS, dá uma conferida nesse vídeo que fiz sobre Growth Hacking para Software as a Service:

High Growth Handbook: Scaling Startups From 10 to 10,000 People (Elad Gil)

O autor do livro, Elad Gil, já apoiou empresas que você com certeza conhece: Google, Stripe, Twitter, Airbnb e Square estão entre elas.

Ao acompanhar o desenvolvimento dessas empresas de um pequeno negócio até se tornarem corporações, Elad percebeu a importância de alguns tópicos chave como o papel do CEO, a gestão do conselho, recrutamento e acompanhamento do time executivo, fusões e aquisições, IPOs e investimento em estágios mais avançados.

Não é um livro sobre growth hacking mas sim um livro sobre gestão e crescimento de negócios como um todo. Vale colocar no grupo de livros sobre growth porque não se faz growth sem conhecer negócio como um todo.

O livro foi lançado em Julho de 2018.

The Growth Handbook

Esse livro foi criado e lançado pela Intercom e é disponibilizado de forma gratuita desde Junho de 2018.

O legal desse livro é que ele tem textos de vários growth hackers que cresceram empresas do zero até bilhões em faturamento. Profissionais como Des Traynor (Cofundador da Intercom), Andrew Chen (Andreessen Horowitz), Rachel Hepworth (Head of Growth Marketing do Slack), Sean Ellis (CEO GrowthHackers), Karen Peacock (COO da Intercom), Casey Winters, (ex Growth Leader da GrubHub e Pinterest), Shaun Clowes (ex Head de Growth da Atlassian), e vários outros nomes relevantes do mercado de growth e marketing.

Growth Hacking: Silicon Valley’s Best Kept Secret (Raymond Fong e Chad Riddersen)

Os autores possuem uma agência que já trabalhou com startups de alto crescimento, como a Dollars Shave Club (vendida por US$1 bilhão para a Unilever), e são criadores do framework ASP (Automated Sales Process).

É um livro mais focado em táticas do que em estratégia ou fundamentos, e foi lançado em Janeiro de 2017.

Para quem quiser assistir um resumo ilustrado sobre o livro:

Growth Hacker Marketing: A Primer on the Future of PR, Marketing, and Advertising (Ryan Holiday)

Lançado originalmente em Setembro de 2014, esse livro é um pouco mais light em growth hacking como conhecemos hoje mas vale a leitura, que é de fácil entendimento. Na realidade o livro tem uma série de táticas de marketing, com uma narrativa de crescimento mais acelerado através da combinação e escolha delas.

Curiosamente, o Ryan é autor de outros livros que gosto muito ligados a estoicismo (como “O ego é seu inimigo“, “A quietude é a chave” e “O obstáculo é o caminho“), filosofia do qual é grande propagador.

Startup Growth Engines: Case Studies of How Today’s Most Successful Startups Unlock Extraordinary Growth (Sean Ellis e Morgan Brown)

Lançado em Junho de 2014, foi escrito pela mesma dupla responsável por “Hacking Growth”, compilando estudos de caso disponíveis na época na comunidade GrowthHackers.com.

Podemos dizer que esse é o precursor do “Hacking Growth”.

Livros de Growth Hacking em Português

Alguns dos principais títulos escritos em inglês sobre growth já foram traduzidos para o português, para felicidade dos growth hackers brasileiros.

Além disso, temos também um título originalmente nacional que pode ser considerado um livro de growth em português.

Máquina de aquisição de clientes (André Siqueira)

Lançado em Agosto de 2021 pelo querido André Siqueira, cofundador da RD, o livro tem conceitos base para quem busca resultados exponenciais de marketing e vendas e os ilustra com cases muito legais, atuais e próximos à todos nós, incluindo um estudo de caso comigo sobre investimento em TV para startups.

Vale muito a leitura considerando os cases locais de marketing e crescimento.

Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean ellis e Morgan Brown)

Lançado em Abril de 2017 nos EUA por Sean Ellis, um dos maiores growth hackers e grande responsável por cunhar o termo originalmente, junto com Morgan Brown, o livro ganhou uma versão brasileira em Novembro de 2018.

É o melhor livro sobre fundamentos de growth hacking, frameworks e aplicação de conceitos. Se tiver que escolher um livro apenas para ler sobre growth hacking, esse é o livro.

Tração: Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de cliente (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

O famoso livro “Traction”, um dos primeiros sobre growth, foi lançado em Outubro de 2015 e ganhou uma versão traduzida para o Português em Agosto de 2020.

O livro foca principalmente em canais de aquisição, 19 canais para ser mais exata, e em como gerar tração. O conceito de growth hacking vai bem além de aquisição somente mas, acho que o livro também vale a leitura, pois abre a cabeça do leitor para diversas possibilidades de aquisição de clientes.

Um dos frameworks apresentados no livro é o Bullseye Framework, que eu falo a respeito aqui:

Bônus: 10 Livros que te ajudam em Growth Hacking

As próximas indicações não são de livros de growth marketing exatamente, mas como growth é composto por muitos temas, separei aqui alguns que acho bem relevantes para uma compreensão geral do assunto.

  1. O Poder do Hábito
  2. Rápido e Devagar
  3. Lean Analytics
  4. As Armas da Persuasão
  5. Contágio: por que as coisas pegam
  6. How Brands Grow
  7. Atravessando o abismo
  8. Comece pelo porquê
  9. Hooked (Engajado)
  10. Hipercrescimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.