Mesa com fone, celular, caneta e caderno dizendo "Creative mess"

E-mail marketing de aniversário: o que podemos aprender?

Ontem foi o meu aniversário. Desde criança eu falava “meu aniversário é dia 30 do agosto”, assim mesmo: do. Sempre gostei do meu dia e atualmente recebo uma coisa que gosto de analisar, com uma frequência ainda maior nessa data: e-mail marketings.

Como profissional de marketing e principalmente marketing digital tenho essa mania de prestar atenção em tudo que vejo pela Internet: sites (como está o UX? O propósito está claro?), landing pages (qual o CTA? Está above the fold? Tem vídeo? Qual o objetivo principal?), anúncios (por que estou sendo impactada? Qual a segmentação? Como foi criada a imagem? A chamada é boa?), artigos (como esse autor escreve? O que ele quer comunicar / atingir? Tem objetivo de conversão de algum tipo?), entre outras coisas. E-mail marketing é uma delas.

E-mail marketing é uma ferramenta essencial

Ainda estou para ver um negócio que não possa ser beneficiado pelo e-mail marketing. Até mesmo os negócios offline podem fazer excelente uso dessa ferramenta porque checar a caixa de e-mail é algo extremamente comum (91% dos consumidores dos EUA checam e-mails diariamente, por exemplo) e estar lá do jeito certo faz toda a diferença.

A McKinsey and Company já mostrou que e-mail marketing é 40% mais eficiente para atrair novos clientes do que as redes sociais Facebook e Twitter combinadas. Outro dado extremamente relevante divulgado por eles é que e-mail marketing converte em compras 3x mais do que redes sociais e com um ticket médio 17% mais alto.

Se você quer dar um benefício ao usuário, faça do jeito certo. Inclusive no e-mail marketing

Uma coisa que nunca gostei é induzir usuário ao erro. Poxa, se você é uma empresa e quer oferecer um benefício ao seu usuário, faça do jeito certo.

Considerando que algumas empresas possuem minha data de aniversário, elas deveriam usar essa informação para alimentar o CRM delas e me enviar algo relevante nessa data, o que poderia gerar duas reações principais em mim: maior simpatia pela marca ou uma conversão imediata.

Aproveitando: reparei que muito mais empresas possuem a data do meu aniversário e não fazem nada com isso, mas as que fizeram poderiam fazer de um jeito legal, não é mesmo?

Meu ponto é: se você não tem condições de oferecer um desconto ou benefício específico para a data, mande uma mensagem legal, ou não mande nada.

Vivemos num mundo de farto acesso a informação e quem tem o controle é o usuário / cliente. Lembre-se disso!

Exemplos de e-mail marketing recebidos pelo meu aniversário

Esse artigo vai ser bem curto porque as imagens valem mais do que mil palavras. Farei poucos comentários sobre alguns um dos e-mails recebidos (não colocarei todos aqui).

Meu objetivo é que você, leitor aqui do blog, possa aprender algo com eles, ver o que possuem de comum e como poderiam ser melhorados em sua opinião. É sempre bacana reunir diversos exemplos de algo similar em um só espaço para termos como benchmark. Vamos lá!

E-mail marketing de aniversário da Catho

Consegui o meu segundo e terceiro estágios pela Catho, o primeiro lá em 2002 mais ou menos.

A Catho começou ganhando pontos porque me enviou um e-mail 7 dias antes do meu aniversário. Quando o recebi pensei logo: “Que incrível! Eles sabem que minha caixa ficará lotada dia 30 de Agosto e enviaram antes e a proposta super cabe com a oferta deles: 7 dias gratuitos!”. Fiquei realmente bem impressionada.

E-mail marketing de aniversário da Catho: enviado 7 dias antes do meu aniversário
E-mail marketing de aniversário da Catho: enviado 7 dias antes do meu aniversário, oferecendo 7 dias gratuitos

Ao clicar no e-mail foi direcionada para uma página que marcava meu perfil de assinatura como estagiário. Eu entendo que esse foi o perfil que eu tinha quando utilizei o serviço mas…fazem 14 anos, não é mesmo? Uma opção seria pré-selecionar algo mais compatível com a possibilidade de eu ter mudado para outro nível hierárquico. Ao menos em um caso tão gritante (diferença de 14 anos) poderia ter uma regra que fizesse essa alteração.

Recebi outro e-mail de follow up ontem, no dia do meu aniversário. A questão é que visitei o site da Catho e eles também oferecem 7 dias por lá gratuitamente, então acho que não é um benefício a se ostentar em um e-mail marketing de aniversário, já que ele não parece ser exclusivo a essa ação.

E-mail marketing de aniversário da adidas

Sabe o que simplesmente amei nesse e-mail marketing enviado pela adidas? Que o benefício oferecido por eles vale tanto para a loja online quanto para as lojas físicas: ponto!

Estamos no momento do omni-channel e essa troca entre canais é mais do que essencial. Adicionei o cupom ao meu Wallet do iPhone e de todas as ofertas recebidas essa é a que provavelmente vou usar mais rápido porque realmente achei interessante.

E-mail marketing de aniversário da Adidas
E-mail marketing de aniversário que recebi da Adidas, com opção de adicionar meu código ao Wallet do iPhone

E-mail marketing de aniversário da Saraiva

A Saraiva me ofereceu 15% de desconto no meu aniversário em livros, cds e dvds: ou não, não sei exatamente. O rodapé do e-mail diz que a oferta é válida de 9/12/2015 a 30/7/2016, sendo que meu aniversário foi ontem, 30/8/2016.

Tirando esse pequeno deslize, o desconto realmente é aplicado a itens dessas seções quando os seleciono. A única coisa chata é que a landing foi super comum: uma seleção geral deles nada customizada de acordo com os meus hábitos de navegação ou com temática de aniversário.

E-mail marketing de aniversário da Saraiva
E-mail marketing de aniversário da Saraiva

Eu gosto muito de ler e bem fiquei com vontade de comprar alguns livros mas não quero fazer isso exatamente agora e ainda estou na dúvida de por quanto tempo é válida a oferta.

E-mail marketing de aniversário Nicephotos

A Nicephotos me ofereceu uma promoção bem legal: 50% para montar um fotolivro.

E-mail marketing de aniversário da Nicephotos
E-mail marketing de aniversário da Nicephotos me oferecendo 50% de desconto em um fotolivro

E a customização da entrada no site foi relevante: colocaram na pop-up que me recebeu a mesma oferta do e-mail marketing, o que ajuda a contextualizar e reafirmar o conteúdo para o consumidor.

Pop-up de aniversário da Nicephotos
Pop-up customizada com a oferta de aniversário do e-mail marketing

E-mail marketing de aniversário da Renner

Achei curioso o código do cupom nesse caso ser “ANIVERAGOSTO”. Eu poderia supor que se eu tentar usar “ANIVERSETEMBRO” e assim por diante terei o mesmo benefício. Pode ser que o sistema cruze a info do cupom com a data do aniversário de fato, mas não fiz o teste.

Ponto positivo para o passo-a-passo de uso, que pode ser muito útil para usuários menos experientes com e-commerce.

E-mail marketing de aniversário da Lojas Renner

E-mail marketing de aniversário da Renner

Achei curioso o código do cupom nesse caso ser “ANIVERAGOSTO”. Eu poderia supor que se eu tentar usar “ANIVERSETEMBRO” e assim por diante terei o mesmo benefício. Pode ser que o sistema cruze a info do cupom com a data do aniversário de fato, mas não fiz o teste.

E-mail marketing de relacionamentos mais próximos

Muitas empresas possuem relações mais superficiais comigo: pode ser que eu tenha feito compras algumas vezes ou uma ou nenhuma. Mas alguns segmentos de negócios têm um contato mais frequente e achei curioso não aproveitarem a oportunidade de se comunicar comigo.

Dentre os meus médicos, por exemplo, recebi e-mail somente da minha dermatologista, o que me lembrou que preciso marcar uma nova consulta com ela. Vários outros médicos meus poderiam ter feito o mesmo.

Contatos profissionais em geral me deram parabéns pelo LinkedIn e, vamos combinar, o LinkedIn ter facilitado o “parabéns” com um simples apertar de um botão ficou chato. Foram pouquíssimas as pessoas que minimamente customizaram a mensagem. Agradeço a todas de qualquer forma, mas acho que essa facilidade do LinkedIn não ficou muito amigável para quem recebe, sabe? O Facebook avisa que é aniversário de alguém, mas não deixa uma mensagem pronta.


E aí, o que você aprendeu com esses e-mail marketings de aniversário?

2 comentários em “E-mail marketing de aniversário: o que podemos aprender?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.