Mesa com smartphone com Facebook aberto

Marketing no Facebook: 10 dicas para seus posts terem maior alcance

Você se esforça para criar conteúdo de qualidade para a página da sua empresa no Facebook, investe para crescer a base de fãs e conquistar novos fãs constantemente e ainda sim seus posts não aparecem para os fãs da sua página? Frustrante, não é mesmo? Mas você sabe o motivo disso acontecer e como fazer seus posts em páginas do Facebook aparecerem de forma orgânica para seus fãs?

Nesse artigo vamos apresentar dicas de Facebook Marketing para que você tenha maiores chances dos seus posts aparecerem organicamente para os fãs da sua página. E para isso, você precisa entender que o Facebook tem um algoritmo por trás que define aquilo que vai ser exibido para os usuários da rede.

O Algoritmo do Facebook

Você chegou até aqui porque quer melhorar o marketing digital do seu negócio e conquistar mais clientes e maior renda e, provavelmente, já acompanha outras técnicas de marketing web como Search Engine Optimization. No SEO sempre falamos sobre o algoritmo do Google, a fórmula através da qual o Google define quais links serão exibidos nas primeiras páginas de resultados de busca.

Pois bem, saiba que o Facebook também tem um algoritmo que, ao invés de definir resultados de busca, define o que aparece no newsfeed dos usuários da rede social. Como existe um espaço limitado, eles precisam selecionar aquilo que será exibido e em que ordem de prioridade e é por isso que nem sempre os seus posts aparecem, pois ele compete por espaço com posts de amigos e familiares, de outras marcas, de notícias compartilhadas e assim por diante.

Assim como o Google, o Facebook atualiza essa algoritmo de forma constante e desde Março de 2014 muitas pessoas começaram a reclamar do quão difícil ficou para conseguir aparecer de forma orgânica – isso é, sem pagar para promover anúncios – no newsfeed dos fãs, indicando inclusive que o alcance orgânico ficou em quase zero. Essas mudanças que limitam a aparição gratuita de conteúdo de páginas vêm ocorrendo desde 2012, mas realmente houve um pico no início de 2014.

Fitas para crachá com o nome do Facebook

10 Dicas: Como Fazer Posts do Facebook Aparecerem Para Fãs

Agora que você já entendeu que existe um algoritmo por trás da forma como o Facebook mostra as atualizações (posts) para os fãs da sua página, você deve estar curioso para saber como é esse algoritmo e o que você pode fazer para conquistar um espaço maior no newsfeed dos seus fãs. Então vamos a algumas dicas de Facebook Marketing especificamente relacionadas a esse assunto!

1. Publique Conteúdo de Qualidade na Sua Página do Facebook

Sim, o conteúdo é extremamente importante e segundo o próprio Facebook, eles consideram a qualidade do conteúdo publicado como fator principal para escolher quais atualizações vão aparecer para os usuários. Por isso você deve estar atento ao conteúdo que está publicando em sua página.

Sabemos que é quase irresistível postar imagens com frases bonitas e tudo aquilo que parece dar a sensação imediata de viral e pode até ser importante dependendo da sua estratégia de conteúdo, mas você deve também focar em qualidade, tentando pensar sob o ponto de vista da rede social.

Pode até não ser justo, mas o Facebook entende que um artigo vindo de um site reconhecido é mais relevante, mais confiável, do que o gif engraçado que está dominando a rede atualmente. Procure incluir em sua estratégia posts com conteúdo de fontes reconhecidas como os maiores sites de notícias do Brasil, por exemplo. Claro, desde que tais artigos sejam realmente relevantes para o seu público-alvo.

Outra dica, e essa é muito importante porque agrega às suas outras estratégias, é criar conteúdo próprio de alta qualidade como artigos de blog, e-books, estudos de caso, infográficos e assim por diante. Ter conteúdo próprio de qualidade é uma das premissas para sua estratégia de inbound marketing e vai te ajudar a aparecer mais no Facebook também.

2. Faça Anúncios no Facebook

Mas essas dicas não são para resultados orgânicos? Sim, são! Mas seu objetivo é aparecer no newsfeed dos seus fãs e de usuários do Facebook, não é mesmo? Com isso em mente, não podemos excluir os anúncios do Facebook, principalmente com todas essas alterações de algoritmo.

O Facebook tem uma excelente plataforma de anúncios e é possível segmentar usando diversos critérios, para que você atinja o público que é realmente relevante para seus negócio. Fora isso, os anúncios são bem em conta e trazem excelentes resultados quando bem feitos. Separe uma verba, mesmo que pequena, para investir em anúncios no Facebook.

Aqui não estamos nos referindo a anúncios para que usuários curtam a sua página e sim a anúncios que levem usuários ao seu site e que possam se tornar seus clientes e leads. Para mais dicas sobre como fazer os melhores anúncios para Facebook, que realmente trazem resultado para seu negócio, inscreva-se na nossa newsletter pois lançaremos um guia a respeito muito em breve e você pode ser avisado por lá!

3. Pratique Cross Promotion com Contas Pessoais

Cross promotion é o ato de promover para clientes de um produto um outro produto relacionado. Na busca por um espaço no feed de notícias de seu público-alvo, faça uso de sua conta pessoal e dos seus colaboradores (vale também amigos, família e assim por diante) para promover conteúdo postado na página da sua empresa.

Pessoas físicas (você e esses conhecidos) devem sempre curtir, compartilhar, comentar e assim por diante. Isso gera engajamento e mostra ao Facebook que seu conteúdo é importante para esse grupo de pessoas, o que permite que ele também entenda que pode ser relevante para os amigos dessas pessoas e assim por diante. Deu para pegar a ideia?

Aqui também vale a primeira dica que é a mais importante: não adianta ser chato e compartilhar tudo para todos sempre. Pense se seu conteúdo é relevante para seus amigos e para os dos seus colaboradores. Se você compartilhar sempre e seus amigos nunca interagirem, o Facebook vai passar a entender que aquele conteúdo não é, de fato, relevante.

4. Acompanhe de Perto as Métricas

Com cada vez menos exposição orgânica, vale a máxima de acompanhar de perto as métricas e resultados, para entender o que funciona melhor para seu público. Com que tipos de post eles mais se identificam? Quais são os dias e horários com melhores resultados? Faça muitos testes e acompanhe as métricas de perto.

Na guia “Informações” da sua página (fica próximo ao topo, abaixo do menu principal do Facebook) você vai encontrar diversas informações relevantes nesse sentido.

Não sabe como interpretar as métricas ou que tipos de informação procurar? Sem problemas! Inscreva-se na nossa newsletter que em breve lançaremos um guia com informações imperdíveis sobre esse assunto.

5. Varie os Tipos de Post

O Facebook te oferece diversas opções de formatos de post: faça bom uso delas! Não faça apenas publicações de texto ou só com links ou só com imagens. Procure combinar as opções e testar um pouco de tudo.

Publicações de imagem e vídeos costumam ter maior engajamento na plataforma. Tenha isso em mente e poste esses formatos de conteúdo, para atrair mais interação do seu público. Se você ainda não tem vídeos próprios, procure vídeos relevantes para seu público e que tenham afinidade com sua marca ou produto no próprio YouTube e poste na sua página. O importante é ter relevância! Outros formatos criativos são fotos do Instagram e pins do Pinterest.

6. Falando em Outras Redes Sociais…

É importante não depender de apenas uma única rede social pois com alterações grandes como essa do algoritmo do Facebook você pode acabar tendo uma queda rápida. Pesquise sobre diferentes redes sociais e a afinidade que elas possuem com seu público-alvo.

Para negócios em que o apelo visual é forte, o Pinterest é uma boa pedida, assim como o Instagram. Se você faz negócios B2B, aposte no LinkedIn. O Google Plus tem bom resultado para quem está buscando bom posicionamento nos mecanismos de busca. O Twitter é excelente para novas tecnologias e quando você quer atingir early adopters e formadores de opinião em geral.

Tenha táticas para as redes sociais que escolher e faça também um cross promotion entre elas. Sempre que fizer sentido, publique conteúdo originalmente voltado a uma rede social na outra sem esquecer, é claro, das particularidades de cada uma.

7. Poste na Quantidade Certa

Para que um fã da sua página veja uma publicação sua, além de contar com a boa vontade do Facebook, você precisa postar em um horário que seu fã esteja online. Por isso, tenha posts em horários diferentes do dia, para aumentar a possibilidade de ter um post seu online ao mesmo tempo que seus usuários.

Mas não precisa fazer 24 publicações por dia, uma para cada hora. Em torno de 4 a 6 vezes por dia é uma boa média. Aproveite essa diversidade de posts para fazer os formatos diferentes como comentamos mais acima: uma publicação de texto, uma de link, uma de foto, uma de vídeo e assim por diante.

8. Exclusividade…Seus Fãs Merecem

Seus fãs curtiram sua página porque se identificaram de alguma forma com sua marca e você deve recompensá-los por isso. Com tanta variedade de informações, faz sentido que você ofereça conteúdo exclusivo para seus fãs do Facebook.

Isso significa que você pode criar ofertas exclusivas apenas para quem é fã no Facebook, fazer lançamentos primeiro na plataforma e assim por diante. O objetivo aqui é dar uma vantagem extra para seus fãs e assim mantê-los ligados nas suas publicações e fazer com que eles ativamente entrem na sua página (assim eles darão dica ao Facebook que acham que sua página é importante para eles).

9. Interaja com seus Fãs

Uma rede social só é social porque as pessoas interagem: elas conversam, trocam informações e experiências. Sua marca também deve fazer o mesmo! Faça posts que estimulem a troca com seus fãs. Faça perguntas, brincadeiras de completar a frase e tudo aquilo que possa gerar engajamento e troca.

 

Nunca deixe de responder a comentários e dúvidas dos seus fãs. Se eles se importaram o suficiente para falar com sua marca, é uma grande falta de respeito não dar um retorno. Aproveite essa oportunidade!

10. Design é Importante

Você deve usar a foto de perfil e a capa para transmitir aquilo que a sua marca significa para seus clientes. Aproveite esse espaço sabiamente! Use a capa de sua página, que é maior, para incluir um slogan, uma chamada significativa para seus fãs.

Não seja desleixado. Existem ferramentas gratuitas que lhe ajudam a criar belas imagens hoje em dia, com look profissional, em poucos minutos, já com os tamanhos exatos para sua página do Facebook.

O mesmo raciocínio serve para os posts. Procure seguir um padrão de cores e qualidade de imagens que transmita segurança e represente se fato aquilo que sua marca é ou aspira ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.