5 plantas coloridas

O que é Marketing de Indicação (Referral Marketing)?

Marketing de Indicação é uma tradução do termo “Referral Marketing”, que é o método de promover produtos e serviços para novos clientes através da indicação e recomendação dos clientes já existentes, ou seja, através do bom e velho “boca-a-boca”. Existem muitas técnicas de marketing, mas o poder do boca-a-boca e da indicação não deve ser subestimado e deve fazer parte integral da sua estratégia de comunicação e divulgação.

A aquisição de usuários e clientes através do marketing de indicação é essencial para o seu negócio porque é um método sustentável através do qual quanto mais clientes você tiver e quanto mais satisfeitos eles estiverem com seu produto ou serviço, mais você atrairá novos clientes. É um ciclo virtuoso de projeção geométrica ao invés de linear e isso é algo poderoso!

Porquê o Marketing de Indicação Funciona

Você confia mais em seus amigos, familiares e conhecidos do que naquilo que assiste em uma propaganda ou vê em um anúncio na Internet, não é mesmo? Como seres humanos, temos uma forte tendência a confiar nas pessoas próximas a nós e procurá-las quando queremos a opinião delas a respeito de determinado assunto.

Amigos e familiares são os especialistas

Quando não encontramos alguém que consiga nos ajudar a escolher determinado produto ou serviço, ainda assim não é incomum pesquisarmos a opinião de outras pessoas e não apenas o site da marca. Ler reviews na Internet, é uma das formas de buscar essa validação vinda de outras pessoas. Por isso o poder do marketing de indicação (ou referral marketing) é tão grande!

Ainda não está convencido? Já foi comprovado por diversas pesquisas que o melhor canal para atrair clientes é através da indicação. Em uma recente pesquisa feita nos EUA pela respeitada empresa de pesquisas EMarketer, foi constatado que a melhor ferramenta para atrair clientes para pequenos negócios é “recomendação de amigos”.

Gráfico Emarketer
As melhores ferramentas de marketing para pequenos negócios – 2014

Marketing de Indicação Aumenta o Faturamento do Seu Negócio

Talvez a característica que mais agrada a empresários não é somente o fato do marketing de indicação ser uma excelente ferramenta de marketing em si, mas por ser uma grande tração para aumentar o faturamento do negócio que se divulga através desse método.

Isso também está ligado a confiança exposta acima: quando você recebe uma indicação de alguém que conhece, as chances de você confiar na informação e investir seu dinheiro são muito maiores. O seu senso de pertencimento ao grupo também fica aguçado, o que o torna mais fiel aquele produto ou serviço, tornando-o cliente por mais tempo.

Com isso, o faturamento sobe e você consegue não só atrair mais clientes como também mantê-los por mais tempo. É uma equação de sucesso!

Marketing de Indicação é Também uma Métrica Geral de Sucesso

Ninguém indica um produto ou serviço que não gosta. Por isso, quando seu marketing de indicação está ganhando tração é porque você é bem-sucedido naquilo que se propõe a fazer.

Você pode ver o marketing de indicação como uma métrica de sucesso do seu negócio. Se as pessoas estão indicando é porque existe valor real para elas e isso é incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.