Forma branca lembrando conexão

O que é Inbound Marketing?

Como proprietário de um negócio, empreendedor começando uma startup ou profissional de marketing, você já deve ter ouvido falar de “inbound marketing”. Mas você sabe o que é esse tipo de estratégia de marketing?

Primeiro, vamos discutir o estágio atual do marketing para que você entenda a relevância dos métodos inbound em sua estratégia:

Estamos em um novo mundo e a publicidade precisa acompanhar

Através das estratégias de marketing e publicidade existentes há anos, sempre nos preocupamos em expor produtos e serviços, independente da real escolha do público-alvo. A propagação da informação sobre aquilo que queríamos divulgar estava relacionado às massas e seguia um conceito de um emissor falando com centenas, milhares ou milhões de pessoas.

Sejamos realistas: atualmente nosso público-alvo tem um poder de escolha muito maior sobre aquilo que quer consumir e quando. Ao mesmo passo que a Internet aumentou o acesso à informação, ela também trouxe muito mais escolhas.

Mesmo que você tenha uma verba de milhões de reais para investir em um comercial de TV em horário nobre, sabe que seu público pode pegar o tablet ou escolher algo diferente no Netflix, onde ele não estará exposto ao seu anúncio.

Em marketing digital, e outras estratégias, isso também é verdadeiro:

  • Enviar spam por e-mail? Além de ser anti-ético, é uma estratégia fadada ao fracasso: há grandes chances do seu e-mail ir direto para o lixo eletrônico, ou ainda, ser totalmente ignorado ou reportado como aquilo que ele é: spam;
  • Obrigar seu possível cliente a ver um anúncio antes de chegar ao conteúdo que ele quer?Principalmente com tablets e smartphones sendo usados para acessar a Internet, os anúncios interruptivos acabam saindo pela culatra;
  • Ligações indesejadas? Será que ainda vale ligar aleatoriamente para pessoas a partir de uma lista telefônica para ofertar seu produto ou serviço? Elas querem falar com você sem que você crie um relacionamento inicial com elas?

Não é mais possível fazer conteúdo que as pessoas não querem e mostrar a elas quando elas também não o querem.

A mensagem é clara: não podemos continuar com métodos interruptivos.

Inbound Marketing: o marketing que seu cliente quer

Agora vamos imaginar uma empresa que tem conteúdo relevante para cada etapa do seu processo de decisão de compra, desde o momento em que você ainda não sabe exatamente o que está precisando, até a fase final de escolha e compra ou contratação do serviço. Uma empresa que faça conteúdo pensado para você e o deixe disponível para que você o procure. Essa empresa está fazendo inbound marketing!

A tradução de “inbound” para o Português é “entrada” e existe motivo para isso: o inbound marketing é um marketing focado em atração, em trazer clientes para sua empresa e não em levar sua empresa até o cliente. Essa dinâmica difere essencialmente os métodos inbound de outros.

Através de conteúdo de ajuda e educacional, você deve estar lá quando seu público-alvo precisa, seja ele prospect, seja ele cliente.

Praticar inbound marketing é SER o que seu cliente precisa, não INTERROMPER na busca pelo que ele precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.