Mesa com Macbook, celular e planta

Táticas para conseguir downloads de apps e engajamento

Você lançou seu aplicativo mobile, colocou todos os esforços em fazer o app internamente ou contratar uma empresa especializada para lhe ajudar nessa tarefa, e agora que ele finalmente está nas lojas de aplicativos (seja App Store, seja Google Play ou outras) você percebe que precisa atrair usuários e mantê-los engajados.

Na verdade você deveria ter se planejado desde o princípio. Afinal, quando falamos de marketing sabemos que se trata de trocas dentro de um mercado e essa troca sempre envolve produto, praça, promoção e preço. Os 4Ps no mobile são diferentes dos 4Ps na web e rapidamente nos deparamos com questionamentos mais específicos do que devemos fazer para que nossa estratégia alcance o seu potencial máximo.

Aplicativos mobile

Nesse artigo, focarei em exemplificar algumas táticas de promoção que já vêm sendo empregadas e que podem lhe ajudar na tarefa de atrair usuários, engajá-los e transformá-los em clientes recorrentes. Algumas delas estão sendo aplicadas por produtos com os quais tenho ligação (fazendo trabalho de Gerente de Produto e Growth Hacking), mas outros são exemplos aleatórios que achei interessantes.

Enquanto em seu e-commerce na web você está primariamente focado em atrair tráfego, em um app mobile você precisa atingir duas tarefas iniciais e não somente uma: conseguir downloads e também garantir que aquele usuário que baixou seu app faça uma segunda ação: abrir o seu app. Até por isso, a métrica primária para mobile apps consiste em “instalações” e não “downloads”: instalações são normalmente definidas por usuários que fazem um download e abrem o app uma primeira vez. Afinal, de nada adianta ter um app no celular se o usuário nunca abri-lo.

SMS para gerar downloads de apps

sms-tricaeUma das táticas ainda pouco exploradas para gerar instalações é o uso do SMS. Muitos consideram o SMS obsoleto, mas esse não é o caso. Usuários raramente ignoram um SMS recebido e ele pode ser um valioso canal de promoção para seu app.

O SMS tem outra grande vantagem, além da dificuldade de ignorar uma nova mensagem em seu dispositivo: por ser um canal presente especificamente no celular, ele pode conter link que leve o usuário diretamente para o app na loja, diminuindo a fricção de um canal intermediário e aumentando a conversão de instalações.

Como você pode usar o SMS:

  • Em sua landing page para o app, inclua um campo para o usuário preencher o número de celular e assim receber o link para download (essa prática pode aumentar em 80% os downloads, pela simples remoção do passo do usuário buscar pelo app nas app stores, ou ainda, por ele estar no desktop ao invés do dispositivo);
  • Caso você possua uma base de números de celular que tenham lhe autorizado a entrar em contato por SMS, você pode enviar uma mensagem falando sobre o lançamento do seu app ou oferecendo uma vantagem exclusiva.

Anúncios específicos para instalações de apps mobile

A lógica de anúncios mobile é relativamente similar a da web, com algumas particularidades. Nem todas as segmentações disponíveis na web estão disponíveis para mobile mas já é possível fazer muita coisa. Os formatos também vêm evoluindo e é preciso acompanhar de perto as possibilidades, explorando caminhos com menor concorrência.

O Facebook oferece a possibilidade de campanhas de instalação. Como o usuário já está no Facebook mobile, aumentam as chances de clicar e já instalar o seu app.

Anúncio app Mercado Livre no Facebook

Campanha de instalação de aplicativo do app MercadoLivre no Facebook

O Twitter tem uma proposta similar através do “Mobile App Promotion” (MOP), assim como o Google AdWords através das campanhas de “Mobile App Installs”.

Anúncio app Viber no TwitterCampanha de instalação de aplicativo do app Viber no Twitter

Procure explorar também os ad networks específicos para o ambiente mobile e fazer uso das campanhas de retargeting para gerar engajamento e trazer usuários de volta para o seu app.

Member-get-member e parcerias

Facilite o compartilhamento do seu app: seus usuários atuais podem trazer downloads para você. Priorize as ferramentas de compartilhamento que mais fazem sentido para seu público-alvo.

Se seu app tem afinidade com o público que usa Pinterest, faz sentido ter essa opção. Caso contrário, foque naquelas que seu público realmente faz uso, as chances são maiores de que os amigos deles também os utilizem. Nem sempre ter todas as opções é o melhor caminho.

Compartilhamento app WazeCompartilhamento por SMS do app Waze

Se você possui um time de business development ou você mesmo pode dedicar um tempo para fechar parcerias: não deixe de fazer isso! Você pode aproveitar outros produtos e serviços que gerem valor para seu próprio público-alvo e assim oferecer mais vantagens para seus usuários, além de conseguir que o parceiro promova o seu app.

Parceria EasyTaxi e WazeParceria app EasyTaxi e app Waze

Faça uso dos seus canais já existentes para divulgar seu app mobile

Seu site e sua base de e-mail marketing podem, e devem, trazer instalações imediatas para seus aplicativos. As chances são maiores pois o público que já interage com você conhece seu produto e seu app pode ser uma importante ferramenta para ele.

E-mail marketing Kanui divulgando app mobile

 

E-mail marketing promovendo o app m-commerce da Kanui

Campanhas de banners em seu site levando a uma landing page específica do seu app, além de banners em seu e-mail marketing ou campanhas específicas de e-mail focadas 100% no seu app trazem bons resultados.

Site Tricae divulgando app mobile

 

Banner promovendo o app m-commerce da Tricae

Aumente o poder das notificações push e aumente o engajamento com seu app

Um movimento similar ao dos pushes vem acontecendo com relação aos e-mail marketings que são cada vez mais personalizados e se baseiam em seu histórico de interação com uma marca, seu perfil demográfico e interesses, entre outros parâmetros. Os pushes devem se comportar da mesma forma: para quê enviar uma mesma mensagem para toda a sua base de usuários? Torne o push mais pessoal!

Se em seu app você tem dois tipos básicos de usuários, como é o caso de um marketplace, você pode segmentar pushes para quem é vendedor e pushes para quem é comprador, por exemplo:

App Renovei - push segmentado para vendedorPush segmentado para vendedores no app “Renovei”

App Renovei - Push segmentado para comprador

Push segmentado para compradores no app “Renovei”

Falando em push, veja também esse artigo que escrevi sobre as novidades de marketing para apps com o iOS 8.

E você, quais táticas de aquisição e engajamento para usuários mobile você vem colocando em prática?

Você também pode ver uma versão desse artigo que eu escrevi para o E-commerce Brasil: 5 dicas para aquisição e engajamento de usuários mobile.

4 comentários em “Táticas para conseguir downloads de apps e engajamento”

  1. Estou lendo diversos textos do seu site, parabéns e obrigado.
    Fora isso, escrevo para alertar que as imagens deste artigo específico não estão abrindo.
    Valeu! Continue compartilhando todo esse conhecimento de grande valor!

    1. Oi Danny, fico muito feliz que os artigos estejam sendo úteis para você. Algum assunto em específico que gostaria que eu escrevesse mais sobre? Obrigada pelo aviso, fiz migração de textos de um blog antigo para o novo e no processo perdi algumas imagens, mas consegui recuperá-las para você: artigo devidamente atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.