Jarra com bottoms coloridos

Skittles: estratégia brilhante de social media marketing

A Skittles, bala americana, deixou de ter um site corporativo padrão para apresentar nada menos do que resultados do Twitter pela palavra “Skittles”, em conjunto com um interessante widget de navegação que trás mais conteúdo de sites sociais, como o YouTube, FlickR e Wikipedia.

A inovação está gerando discussões no Twitter e com certeza está mais para um experimento do que para algo definitivo. Sinceramente? Bato palmas para a equipe de marketing da Skittles.

Skittles nas mídias sociais

Sob o meu ponto de vista, ao realizar esse experimento em social media marketing a marca está deixando na mão dos usuários a construção da sua identidade. E a identidade de uma marca nada mais é do que aquilo que seus consumidores pensam que ela é. Não importa o quanto a equipe de marketing queira que uma marca seja isso ou aquilo. Uma marca é a percepção que o público tem sobre ela. Ponto final.

Claro que na web é impossível controlar o que se fala e os usuários podem criar um movimento contrário, postando comentários negativos contínuos. De fato dá para ver uma quantidade gigantesca de spam relacionado ao nome da marca agora. Mas isso não anula o fato da marca estar construindo um enorme boca-a-boca e se posicionando com sucesso em uma rede social já estabelecida, sem gastar milhões tentando criar algo do zero. A Skittles está aproveitando a base de usuários do Twitter (e outros sites sociais importantíssimos) e a rápida disseminação de conteúdo dentro da plataforma para levar usuários a outros canais de informação sobre seus produtos, todos com participação dos usuários.

É uma ação muito arriscada, porém trata-se de uma estratégia brilhante e a mais audaciosa que já vi em social media até hoje. Com comentários positivos ou negativos, o fato é que está se falando muito de Skittles e, como profissional de social media, penso que finalmente algumas marcas estão começando a entender o que é de fato este ambiente e como fazer marketing dentro dele.

Algumas das funcionalidades encontradas no “site” da Skittles:

  • Agregador de posts no Twitter com a palavra “Skittles”: home page do site, trás todo conteúdo postado por usuários com a palavra “Skittles”;
  • Seção de vídeos: vídeos postados no canal oficial da marca no YouTube (branded channel Skittles);
  • Seção de fotos: agrupa fotos do FlickR com a tag “Skittles”, trazendo fotos postadas por usuários e não somente fotos oficiais da marca;
  • Seção de amigos: mostra a página da marca no Facebook (atualmente a marca tem 583.738 fãs no Facebook);
  • Produtos: trás os produtos da marca Skittles conforme postado na Wikipedia (mais uma vez: usuários podem editar o conteúdo).

Mais alguns screen shots do “site” inovador da Skittles. Site não…agregador de conteúdo social da marca:

 Skittles no YouTube Skittles no FlickR Skittles no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.