Macbook Pro em cima de mesa branca

Nova funcionalidade de busca do Google

Estava buscando um notebook usando o Google.com e me deparei com uma nova funcionalidade no mecanismo de busca: a opção de busca dentro de um determinado site oferecida ativamente pelo Google. Quando busquei por “Best Buy” (tenho mania de digitar no Google mesmo já conhecendo a URL), o Google me ofereceu a possibilidade de iniciar uma segunda busca dentro da sua própria janela.

Nova funcionalidade nas buscas do Google

Ao continuar a busca, digitando o produto do meu interesse no campo, foi exibida uma página de resultados do próprio Google, usando a função de busca avançada “site:bestbuy.com”. Ou seja, o Google automaticamente ofereceu a opção do usuário buscar por algo específico dentro de um site e aplicou um parâmetro de sua busca avançada para conseguir os resultados. Vejam a seguir:

Resultados avançados do Google

Achei muito funcional como usuária, mas como profissional de search marketing que atende clientes, acho que isso os deixará descontentes, porque os resultados na página do Google continuam exibindo anúncios de concorrentes. Então o Google está prendendo o usuário por mais tempo em seu site, ao mesmo tempo que aproveitando o conteúdo do site buscado para exibir anúncios.

Lógico que isso não é nada absurdo, porque a busca atualmente já é feita dessa forma, porém se tratando de facilitar tanto uma busca em conteúdo específico e ainda sim exibir anúncios de sites concorrentes no momento que um usuário está buscando especificamente um produto em um site previamente determinado por ele, é complicado.

Fiz o mesmo teste digitando “Amazon”, porém não funcionou. Não sei qual está sendo o  critério para aplicação dessa funcionalidade. Imagino que estejam usando em sites universalmente conhecidos e, assim, Amazon deveria funcionar também.

Fica aí a dica para agilizar as buscas de todos e um dado a se pensar em termos de otimização de sites: precisaremos pensar em como tornar a página principal de um produto mais relevante que uma de sub-itens, para que a principal seja exibida primeiro em uma busca avançada desse tipo. Oooookay…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.