Xícara de café sobre a mesa

Yahoo! adota semântica, microformatos, otimização de sites e mudanças na web

Uma notícia da TechCrunch tinha passado despercebida por mim até um amigo do trabalho (e profundo conhecedor de SEO/tecnologia), Giordani Pasqualon (thanks Giordi!), comentar sobre o assunto.

O próprio Yahoo! falou sobre a sua plataforma aberta de busca, no blog oficial Yahoo! Search.

Yahoo W3C Web Semantics

A primeira parte interessante do anúncio do Yahoo!, é que eles vão permitir que terceiros alterem e melhorem os resultados da sua busca com dados estruturais que possam ser úteis a outros usuários.

A segunda parte, que me animou muito, é o suporte a uma série de padrões web semânticos, como a utilização de microformatos. Essa mudança torna os resultados muito mais organizados e, principalmente, trazem uma qualidade muito maior.

(Profecia? Em 8 de Outubro de 2007, escrevi um artigo sobre a possível adoção de microformatos na otimização de sites).

A terceira parte importante é a parte não dita, mas que com certeza faz sentido: com essa adoção do Yahoo!, a web em geral vai ter que correr para se organizar porque ninguém vai querer perder tráfego do Yahoo! nem as possibilidades de construir aplicações em cima da plataforma de busca.

Uma aplicação prática de como o Yahoo! (e acredito que muito em breve outros mecanismos de busca) poderá usar dados marcados por microformatos, é a demonstração abaixo de um resultado exibindo um profile do LinkedIn (Tahiana D’Egmont no LinkedIn). Como o LinkedIn adota microformatos para a marcação de dados, o Yahoo! conseguirá interpretar as relações entre os elementos e exibir de uma maneira inteligente, enriquecendo o resultado de busca.

Yahoo! adota semântica

Como podem ver, o resultado mostra o profile da pessoa, mas também sua localidade, o que está fazendo atualmente, o que já fez no passado e suas especialidades.

Websites que façam a aplicação correta dos microformatos poderão exibir mais informações aos usuários nos resultados e isso é ótimo para ambos os lados!

A questão agora é: quantas das empresas web estão preparadas para isso? Quantas das empresas que dizem conhecer SEO sabem fazer bom uso de microformatos, entre outras aplicações semânticas na web? Mais que uma corrida nos buscadores, essa proposta do Yahoo! vai causar uma mudança nos produtos de otimização de sites e criação de websites oferecidos atualmente. Por aqui estamos mais do que preparados e super felizes com o anúncio. Mais uma onda de “evangelização” dos nossos clientes vai começar.

Bring it on!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.