Mesa com Macbook, celular e planta

Marketing em redes sociais na Jump: resumo

Hoje participei da Oficina Executiva de Estratégias de Comunicação em Redes Sociais, promovida pela Jump Education. Primeiro é importante parabenizar a equipe da Jump e os profissionais que ali estiveram: todos profissionais de excelente qualidade.

Vamos a um breve resumo do que cada um abordou sobre o assunto de marketing em redes sociais:

Andrea Orsolon – Diretora Comercial do MySpace
Orsolon fez uma introdução história de redes sociais, citando autores do passado que trataram do assunto muito antes do advento da Internet. Depois seguiu apresentando a proposta MySpace (música) e de como a rede social cresceu no mundo e está crescendo no Brasil. O MySpace no Brasil já tem 1,3 milhões de usuários.
A tecnologia hyper targeting, do MySpace, deve chegar ao Brasil em breve, permitindo cruzamento de informações de perfis dos usuários de forma a atingir o público target com mensagens dentro da rede. Excelente notícia!
Andrea apresentou alguns cases do MySpace e formas criativas de utilizar essa rede social na estratégia de marketing da empresa, deixando claro sua capacidade de aliar entretenimento às marcas.

Ana Lia Alves – Gestora do Depto Digital da Longplay
Lia esteve muito aberta a perguntas durante todo o tempo, tentando sempre responder às questões colocadas pelos que estavam presentes. Excelente receptividade!
Falou sobre a importância do relacionamento constante dentro das redes sociais. Marketing em redes sociais deve prever um relacionamento contínuo e dar feedback adequado às pessoas, tem que se gerar conteúdo e alimentar a comunidade. Importante pensar no nível de transparência que pode ser utilizado e trabalhar a estratégia levando isso em consideração.
Lia focou bastante na parte estratégica, em como se deve levar em consideração diversos aspectos antes de escolher quais redes e quais ações serão utilizadas.

Jeff Paiva – Gerente de Redes Sociais na AgênciaClick
Jeff apresentou cases da sua empresa e fez uma boa abordagem sobre a amplitude do que pode ser considerado “marketing em rede social”, englobando não só os sites mas também os aplicativos atrelados a eles.
Em termos de mensuração, frisou que não se deve medir o impacto de ações em redes sociais somente através de números absolutos, pois os mesmos não refletem o good-will das ações.
Apresentou dados interessantes sobre o Second Life, que muitos acreditam estar morto e citou as diferentes opções de redes e como é possível aproveitá-las.

Gil Giardelli – Adrenax e Permission
Gil começou apresentando um vídeo muito interessante sobre o comportamento dos estudantes hoje em dia e com isso mostrou a mudança real que já aconteceu no mundo. Foi uma palestra de maior reflexão, de fazer pensar sobre a estrutura e entender o impacto das redes sociais, entre outros fatores, no dia-a-dia das pessoas e com isso criar uma inteligência para acertar nas ações.
Gil destacou que em se tratando de internet e de marketing em redes sociais, ainda é preciso muito erro e acerto e que garantias não podem ser dadas, porém um passo em direção a se aproximar do público já é uma boa sacada.
Excelente palestra, mente brilhante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.