Jarra com bottoms coloridos

Content syndication: o que é e como fazer?

Quem de nós não gostaria que nosso conteúdo atingisse mais usuários, sendo capaz de trazer mais tráfego e gerar mais leads e resultados? E se eu te disser que uma boa resposta para esse desejo é o content syndication?

Essa estratégia de marketing digital está intimamente ligada ao marketing de conteúdo e inbound marketing, mas também envolve outras áreas como social media marketing (marketing em redes sociais) e SEO.

O que é Content Syndication?

Content sydication nada mais é do que a distribuição do seu conteúdo em outras plataformas que vão além do seu próprio site. Você pode pensar no content syndication como uma expansão do seu conteúdo.

A grande vantagem de fazer uso dessa estratégia é que você aproveita o conteúdo já existente para atingir mais pessoas, usando a audiência de outros sites e plataformas para se promover.

Apesar de sabermos que criar conteúdo relevante é muito importante, é um fato que apenas criar conteúdo não resolve o seu problema de atração de tráfego. Você deve investir tempo também divulgando o seu conteúdo, promovendo aquilo que te deu trabalho.

Um dos erros de quem trabalha com marketing de conteúdo é acreditar que basta criar conteúdo para conquistar usuários e leads. Você deve investir em torno de 20% do tempo criando conteúdo e 80% do tempo promovendo o conteúdo criado.

Se por um lado você investe tempo na criação de conteúdo e por outro lado você precisa investir ainda mais tempo para divulgá-lo, como fazer para ser mais produtivo?

O content syndication pode ser a resposta porque ele possibilita que você economize tempo ao publicar um conteúdo que você já publicou em seu próprio site em outras plataformas.

Como fazer Content Syndication?

A forma mais simples de fazer content syndication é publicando o seu artigo em diferentes sites e plataformas, sempre adicionando um link de volta dizendo que o artigo original foi publicado em www.seulinkoriginal.com.

Isso te permite ganhar velocidade de expansão do seu conteúdo, atingindo mais pessoas e se colocando na frente de mais olhares de uma forma rápida, sem grandes esforços. Talvez seja uma das táticas mais fáceis de implementar dentro do Marketing de Conteúdo.

O ideal é sempre esperar uns dias após publicar o seu conteúdo original antes de oferecê-lo para outros sites e plataformas, para que o seu conteúdo seja visto como o original e tenha mais chances de rankear primeiro. Você não deve encher o seu conteúdo de links apontando para o seu site, sob pena de ser visto como spam e penalizado pelo Google e outros mecanismos de busca.

Não faça content syndication de todo o seu conteúdo. Tenha sempre algum material relevante original somente no seu site!

O estado da arte do Content Syndication

Se você quer realmente usar a estratégia de content syndication de forma profissional, o melhor a fazer é não usar exatamente o mesmo conteúdo e republicá-lo (que na verdade é mais cross-posting) e sim criar variações do seu conteúdo para plataformas distintas.

O que isso significa? Vou explicar tomando como base um artigo que você tenha escrito, mas o ponto de partida poderia ser qualquer outro tipo de conteúdo (conteúdo não é somente texto). Vamos pegar esse meu post sobre Content Syndication para ajudar na explicação.

Escrevi esse artigo para o meu site explicando o que é content syndication e como você pode fazer bom uso dele e agora quero implementar essa técnica de expansão de conteúdo, para atingir mais pessoas. O que eu poderia fazer?

Transformar o artigo em um vídeo para o YouTube

Para aproveitar o mesmo conteúdo base, eu poderia criar um vídeo para o YouTube e/ou outras plataformas de vídeo.

Você concorda comigo que o core do conteúdo já está criado, que eu já desenvolvi o tema, criei seções e ordenei os pensamentos de forma a fazer sentido para os usuários?

Agora seria pegar a câmera ou meu celular e gravar um vídeo falando a respeito. Posso quebrá-lo em vídeos curtos de acordo com as sub-seções que criei aqui ou fazer um único vídeo maior explicando o que é content syndication.

Ao publicar no YouTube e outras plataformas de vídeo estou atingindo mais pessoas, oferecendo um conteúdo em formato diferente (já que alguns usuários preferem consumir vídeos ao invés de textos) e posso também adicionar esse conteúdo aqui na publicação original, bem como linkar o vídeo publicado em outros locais para cá, possivelmente aumentando meu tráfego.

Se considerarmos que o YouTube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo e que vídeos vêm ganhando cada vez mais popularidade, estou de fato aumentando meu potencial de alcance.

Transformar o artigo em uma apresentação para o Slideshare

Outro formato de conteúdo que eu posso explorar é o de apresentação.

Plataformas como o slideshare possuem uma boa adesão, são utilizadas por estudantes e profissionais em busca de materiais, e permitem que eu transmita as ideias de uma forma diferente, também aumentando o meu alcance.

Eu posso pegar o conteúdo desse artigo que fala de content syndication e transformá-lo em um PPT ou PDF e subir no Slideshare usando títulos e tags apropriados. Além de aumentar minha audiência por lá eu tenho a oportunidade da minha apresentação ser vista e baixada e transmitida a ainda mais pessoas.

Posso também usar essa mesma apresentação para ajudar a explicar os pontos expostos no meu vídeo, criado com o objetivo de atingir mais usuários, conforme explicado anteriormente.

Transformar o artigo em um episódio de podcast

Sabe aquele tempo que você perde no trânsito indo de um local ao outro? Não sei quanto a você mas os meus momentos desse tipo se tornaram muito mais produtivos desde que passei a consumir podcasts e áudiobooks.

Você também pode fazer content syndication (distribuição de conteúdo) transformando o seu artigo em um episódio de podcast.

Você pode tanto fazer isso do zero, pensando desde o começo nesse formato para o áudio, quanto aproveitar a gravação que fará para o YouTube para extrair o aúdio, caso o tempo seja curto. Apenas planeje antes para que o conteúdo tenha qualidade.

Transformar o artigo em um infográfico

Os infográficos ajudam usuários a identificarem de uma forma visual simples o conteúdo e assim digerirem com mais facilidade as informações abordadas.

Você pode criar um infográfico sobre o seu conteúdo e deixá-lo disponível para uso no seu site, no seu artigo original, ou ainda publicá-lo em vários locais e entrar em contato com pessoas interessadas em usar, pedindo que te dêem crédito pelo material.

Procure fazer um embed code e deixar pronto, para que os interessados apenas copiem e colem o código. Assim você também já pode adicionar o link para seu site no embed, facilitando a linkagem.

Criar um infográfico que seja usado por outras pessoas vai te ajudar com link building e com tráfego e reconhecimento da sua marca.

Cross-posting em outros sites

Além de todas as táticas anteriores de content syndication, que realmente tem como base fazer um reposicionamento do conteúdo, uma readequação dele, existe o modelo mais simples de fazer uma cross-postagem em outros sites.

Você pode publicar seu conteúdo em sites como o LinkedIn e Medium, ou ainda em sites para os quais você faça guest posting (escreva artigos como convidado).

Guest posting é uma outra tática, através da qual você busca escrever artigos originais para outros sites, o que o torna menos escalável do que content syndication.

Sempre que for possível peça para adicionarem um rel=canonical na página que está republicando o seu conteúdo, apontando para o seu artigo original. Isso vai apoiar o SEO já que os mecanismos de busca serão informados de que o artigo original é o presente em seu site.

Você deve fazer Content Syndication

A conclusão é que você deve aproveitar o content syndication e inclui-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing, é uma daquelas estratégias que precisa estar no seu arsenal de marketing digital porque ela é menos custosa em termos de tempo e trás bons resultados, quando comparada a outras opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.