Tutorial Merlin: Newsletter

Como captar inscritos para newsletter usando o Merlin

Em breve o Merlin, minha mais recente startup, vai sair do beta e estar disponível para todo o mercado e nesse tutorial eu vou mostrar uma aplicação super simples da ferramenta, que vai te ajudar a captar usuários para uma newsletter e customizar um pouco a jornada deles no seu site.

Apesar de simples, a aplicação é poderosa. Isso porque todo mundo já cansou de formulários chatos pedindo dados, não é mesmo? A experiência do usuário é cada vez mais determinante para uma maior conversão e o Merlin te ajuda muito nisso.

Mas afinal, o que é o Merlin?

Merlin: ferramenta para growth hackers

O Merlin é uma ferramenta para growth hackers e profissionais de marketing principalmente, que permite que uma série de atividades super importantes para aquisição, conversão e engajamento de usuários seja realizada de um jeito fácil mas com experiência muito superior aos formatos atuais.

Gostamos de pensar no Merlin como um “canivete suíço” para quem pratica growth. Você pode captar mais leads, fazer onboarding, qualificar melhor seus leads, criar ferramentas (engineering as marketing), customizar jornada de navegação, entre diversas outras atividades.

Ainda mais importante que a versatilidade da ferramenta, é o quanto o Merlin faz tudo isso como se fosse mágica, de uma forma poderosa mas ainda super simples. Você não precisa ser desenvolvedor para conseguir usar a ferramenta, o que dá muita autonomia para times de marketing e growth.

Quando fundamos o Merlin (Gabriel Costa – Mineiro, Doug Petronílio e eu), tínhamos a premissa de construir a ferramenta que nós mesmos gostaríamos de usar para crescer os produtos e empresas em que atuamos. É legal mencionar que foi assim também que comecei o podcast Deep Growth: fazendo algo que eu mesma queria ouvir! Voltando ao Merlin: a gente entende a dor de quem trabalha com growth e queríamos deixar o uso super fácil e ao mesmo tempo queríamos dar uma experiência muito superior para os visitantes e clientes de quem usasse a ferramenta, numa pegada de marketing conversacional.

Rodamos primeiro com poucos convidados, depois partimos para o beta e agora vamos para o lançamento oficial em Março. Nesse período conseguimos nos aprofundar bem nos principais casos de uso e conhecer ainda mais nossos clientes da ferramenta, que roda em modelo de SaaS (software as a service). Teremos uma versão free limitada e pacotes de assinatura com mais possibilidades de uso.

Como parte do nosso pré-lançamento, convidamos membros da nossa comunidade a criarem algo com a ferramenta e contarem sobre a experiência em um conteúdo, a nossa “Merlin Challenge”. E já que estamos convidando nossa comunidade a fazer isso eu pensei: “por que não fazer algo legal também e compartilhar?”.

Como captar leads para uma newsletter usando o Merlin

Há algum tempo eu queria criar uma newsletter bem simples para compartilhar com o público aprendizados de growth e marketing. A ideia é enviar uma vez por mês artigos sobre o tema (meus ou os de terceiros mais relevantes que eu encontrar no período) e aproveitar para falar um pouco também sobre tópicos relacionados como produtividade e crescimento pessoal e de carreira.

Com o Merlin, fazer a captação dos dados dos interessados (nome e email, basicamente) se tornou bem menos chato, deixando viável eu fazer isso em formato conversacional. Então, vou contar aqui para vocês como fazer uma captação de inscritos para uma newsletter usando o Merlin.

Objetivo do projeto

Validar o interesse dos visitantes do meu blog, TahianaDegmont.com, em receber uma newsletter com conteúdos sobre growth e marketing e coletar os dados daqueles que quiserem receber a news, integrando os dados diretamente com a ferramenta de disparo de emails.

Tech Stack

  • Merlin
  • Mailchimp
  • WordPress

Criando o fluxo de Captação no Merlin

Depois de criar a sua conta no Merlin, você pode começar a criar ferramentas através da página inicial, clicando em “Nova ferramenta”. A partir daí a interface é bem intuitiva, iniciando com uma caixa de “Boas-vindas”, que é o começo do seu fluxo de conversa com seu usuário.

Para criar uma nova ferramenta, basta clicar em “Nova ferramenta”, a partir da página inicial do Merlin pós login.

Você precisa definir quais informações deseja coletar e como quer conduzir a conversa com seu usuário. No meu caso eu queria apresentar a newsletter e perguntar se meu visitante teria interesse em recebê-la. Sabendo se ele tem interesse ou não haveriam duas opções:

  1. coletar os dados dele para que eu pudesse enviar a newsletter
  2. apresentar outra mensagem para quem não tivesse interesse na newsletter (mas aqui eu queria aproveitar a interação para promover alguma outra coisa)

As informações que eu quero coletar de quem tem interesse na newsletter são nome, sobrenome e e-mail. E eu quero que esses dados sejam enviados para minha base no Mailchimp. Assim já deixo tudo integrado ao invés de precisar adicionar manualmente os inscritos lá depois.

Nós ainda não temos integração direta com o Mailchimp no Merlin (teremos mais para frente e já temos com RDStation, por exemplo), mas escolhi essa ferramenta para o disparo da newsletter por ter opção gratuita até 2 mil usuários. Como é uma newsletter pessoal, essa quantidade deve ser suficiente por um bom tempo. Por isso, precisei usar um webhook para enviar os dados pro Mailchimp, algo que vou detalhar para vocês mais adiante e deixar bem fácil aqui para quem quiser copiar.

Todo o passo-a-passo de como fazer essa ferramenta conversacional para capturar inscritos para uma newsletter está nesse vídeo que criei para vocês!

Tutorial completo de como criar captura de inscritos para newsletter com o Merlin e Mailchimp

Configurações do webhook do Mailchimp no Merlin

Conforme prometido no vídeo, aqui estão os códigos que você vai precisar para usar a integração via webhook do Merlin com o Mailchimp.

URL

Um dos campos da opção “webhook” do Merlin que você vai precisar preencher é o campo “URL”. No caso dessa integração que estou mostrando você vai precisar alterar o “servidor” que fica antes do .api na URL e o ID da Lista que vem entre o lists/ e o /members, ambos marcados em itálico aqui no código.

Para descobrir o servidor, basta ver qual é a URL que aparece no seu Mailchimp quando você está logada na ferramenta. No meu caso é “us14” e, por isso, minha URL ficou com us14.api.mailchimp etc na configuração, conforme eu mostro no vídeo.

Já o ID da sua Lista (Audience ID) você encontra em “Audience Settings” no seu Mailchimp.

https://SERVIDOR.api.mailchimp.com/3.0/lists/ID-DA-LISTA/members

AVANÇADO >> PARÂMETROS

Na configuração do webhook do Merlin você vai precisar colocar também quais parâmetros você quer enviar através desse webhook para o Mailchimp. No meu caso eu só queria 3 informações básicas: nome, sobrenome e e-mail. Você pode criar outros merge fields no Mailchimp e perguntar as informações usando o Merlin, salvar as variáveis e usar o webhook para enviar, caso assim deseje.

Se você for pegar os mesmos dados que eu, esse é o template:

{
  "email_address": "{{email}}",
  "status": "subscribed",
  "merge_fields": {
    "FNAME": "{{nome}}",
    "LNAME": "{{sobrenome}}"
  }
}

Você deve se atentar ao seguinte: aqui nesse código estão os nomes que eu dei às minhas variáveis de e-mail, nome e sobrenome, mas se você salvar essas informações com outros nomes de variáveis você vai ter seu código diferente aqui (marquei em itálico as variáveis). Assistindo o vídeo fica bem facinho entender, até porque o Merlin deixa fácil você selecionar as variáveis que criou 😉

Aqui nesse código estou colocando o status como subscribed direto, o que faz com que o usuário já entre como inscrito na newsletter a partir do momento que enviarmos os dados dele para o Mailchimp. Na minha implementação final usarei o status “pending”, para obrigar o usuário a dar double opt in, deixando minha lista mais limpa.

AVANÇADO >> HEADERS

No header você vai usar o código a seguir, com sua chave de API do Mailchimp (saiba como encontrá-la aqui) onde está escrito “sua-api-aqui”.

{
  "Authorization": "Basic sua-api-aqui"
}

Para quem quer aprender mais sobre webhooks, APIs e tecnologia para growth hackers e profissionais de marketing, temos aulas sobre isso na Growth Leaders Academy. Você precisa ser assinante para assistir (eu recomendo o plano anual, que tem muito mais benefícios, mas tem plano mensal a partir de R$49,90 por mês – não tem desculpa para não fazer parte).

Adicionando a Captura de E-mails ao meu blog

Depois que criei a ferramenta, eu fiz alguns ajustes de Design no Merlin, novamente de forma ultra fácil. Alterei o avatar da ferramenta, para ficar com minha carinha (literalmente), mudei as cores padrão dos botões e textos, para ficarem alinhadas com as cores do meu blog, além da cor do fundo, e inseri uma chamadinha para aumentar o interesse de clique dos meus visitantes.

O Merlin permite ainda configurações visuais mais avançadas, usando CSS, mas nem precisei usar para já deixar muito bom, porque as configurações de Design existentes por clique já são super ótimas.

Nesse tutorial eu usei a opção de compartilhamento do Merlin no formato “popup”, para dar um efeito de “bolinha de chat no canto da tela”, mas ele também tem opção de link, de página inteira ou de inserir a ferramenta criada em uma parte da sua página apenas. Por exemplo, aqui está o compartilhamento no formato de link da ferramenta de captura que criei:

https://app.gomerlin.com.br/chat/10855fa5-acd2-49d5-b30b-b56b9b80a763

Para inserir o código de popup no meu blog, eu usei plugin “Insert Headers and Footers” para WordPress, que é o CMS que uso para meu blog/site. Como mostro no vídeo, bastou abrir as configurações do plugin e inserir o código no “body” da minha instalação.

Porém, eu posteriormente mudei a forma de inserir o código porque, ao usar o método descrito no vídeo, a pop-up aparecia em todas as páginas e eu queria maior controle, adicionando-a somente à home e algumas outras páginas como esta aqui. Por isso, mudei para outro plugin, chamado “Code Embed“.

Na GLA também tem aulas sobre como usar WordPress para lançar projetos de forma rápida, como fazer setup do zero, melhorar performance etc.

O resultado final ficou lindo de se ver 🙂

Conclusão da ferramenta de captação

No vídeo tutorial eu mostro outros detalhes, sobre o que fiz com quem disse que não quer receber a newsletter e mostro de forma bem fácil e prática tudo o que você precisa para também criar sua nova geração de captação de inscritos.

Nós criamos um wiki para o Merlin, com alguns tutoriais e casos de uso para tornar sua vida mais fácil. Esse wiki vai ter cada vez mais conteúdo legal, então fique de olho.

Convido você a usar o Merlin e criar sua própria ferramenta de marketing e me contar como foi a experiência!

Update: já que o Merlin é muito fácil de usar e sempre dá para deixar a experiência dos usuários melhor, eu resolvi turbinar ainda mais a minha ferramenta de marketing conversacional, sugerindo conteúdo de forma super simples para meus visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.