Mesa com cadeira para leitura

Yahoo SmartAds

Conforme divulgado pela mídia no dia 3/7, o grupo de Internet Yahoo anunciou uma nova ferramenta de links patrocinados (sponsored links), o Yahoo SmartAds.

O novo sistema permitirá que anunciantes compilem anúncios na hora, com base no perfil de uso da Internet de um usuário. Esse perfil inclui dados como sua localização, recentes buscas por produtos e, algumas vezes, idade e/ou renda domiciliar.

O SmartAds foi apenas anunciado e não tem data de lançamento definida. Segundo um funcionário do Yahoo Search Marketing Brasil, a nova ferramenta ainda vai demorar um tempinho para chegar por aqui. A equipe brasileira continua trabalhando no “Panamá”, a versão mais evoluída do atual sistema de links patrocinados do Yahoo, absorvido após a compra da Overture. A migração foi iniciada e vai durar 6 semanas. Com todas as contas dentro do novo sistema, os novos links patrocinados começam a funcionar efetivamente. O Panamá vai possibilitar um cálculo melhor do ROI, como é feito atualmente pelo seu principal concorrente através do Google Analytics, além de trazer várias outras vantagens.

O lançamento do SmartAds vai trazer a tona mais discussões sobre privacidade na Internet. Até que ponto os grandes sites como Yahoo e Google deveriam usar as informações de seus usuários para entregar anúncios mais precisos? Os conglomerados afirmam que não há risco contra a privacidade porque as informações são tratadas por robôs mas muitos criticam essa possibilidade pois temem o armazenamento e tratamento das mesmas.

Uma coisa é certa: parece estar chegando a modalidade de anúncio dos sonhos de qualquer anunciante, onde é possível definir exatamente quem será exposto a sua propaganda. Vamos ver…e não vai demorar muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.