Macbook Pro em cima de mesa branca

Uso do redirecionamento 301

Quanto estamos otimizando um site, é importante pensar nos detalhes. O que acontece quando um visitante (ou o spider de um mecanismo de busca) visita uma página que não existe mais em seu servidor? No caso do usuário, ele pode até mudar a URL no navegador e chegar a algum lugar. Já a spider…Vai considerar que a página simplesmente não existe mais e com isso pode gerar problemas de indexação e você pode perder posicionamentos previamente adquiridos.  Existem maneiras de minimizar esses problemas e hoje falarei do uso do redirecionamento 301 para otimização de site.

Podem existir várias maneiras para usar um redirecionamento 301 (que funciona no servidor e não de forma local). Normalmente precisa-se da 301 quando você muda a URL de uma página específica, quando redesenha o site (pesadelo de muita gente em termos de SEO) ou quando tem um novo domínio. O importante é saber que esse tipo de redirecionamento “server-side” é a maneira segura de transferir tráfego para sua nova URL, ainda mantendo os rankings já alcançados. Algumas pessoas usam técnicas de meta refresh, que eu não aconselho.

O header HTTP diz “Moved Permanently”, o que informa às spiders que a página que eles vasculharam foi mudada permanentemente para uma nova URL. Assim, a mensagem recebida é de que deve-se desconsiderar a URL que eles vasculharam e indexar a nova.

Você pode me perguntar: “Quanto tempo leva para que a nova página apareça no lugar da antiga?”. Esse tempo varia de acordo com o mecanismo, mas normalmente leva de 6 a 8 semanas. Até esse momento acontecer é comum que você veja seu ranking flutuar.

Vamos lá, sua próxima pergunta provavelmente seria: “E como implemento corretamente uma página 301?”. Para sua felicidade, é bem simples fazer essa configuração :) Você vai precisar baixar o arquivo chamado .htaccess, que fica na raiz do seu servidor. Pode ser que o seu servidor não tenha ainda um arquivo desse, então é só abrir o notepad e escrever o que vou citar a seguir e salvar com esse nome .htaccess, sem nenhuma extensão mesmo. Você vai ter que subí-lo para a raiz do servidor posteriormente.

Se você baixou do seu servidor, aperte o “enter” duas vezes após o último caractere. A intenção  é que fique um espaço de uma linha entre a última coisa escrita e o que virá agora. Então, escreva:

redirect 301 /index.html http://www.novosite.com.br/index.html

Após o “redirect 301″ o primeiro comando é o caminho da página antiga (index.html). Deve-se colocar um espaço entre este comando e o segundo, que é a nova URL (http://www.novosite.com.br/index.html).

Você pode repetir isso tantos quantos forem as páginas que você precisa redirecionar. Por exemplo, se você está mudando sua estrutura de links e tem duas páginas que foram afetadas, faça o seguinte:

redirect 301 /otimizandosite.html /otimizando-site.html
redirect 301 /usoderedirecionamento.html /uso-de-redirecionamento.html

Depois que fizer as alterações, não esqueça de subir o arquivo novamente para a raiz do seu servidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.