Xícara de café sobre a mesa

Como reconhecer um profissional SEO de futuro

Tenho conversado com algumas pessoas sobre o mercado de search engine optimization (otimização de sites para mecanismos de busca) e sempre caímos na questão da falta de profissionais qualificados para o trabalho. A seguir está uma lista do que eu considero qualidades de alguém com chance como profissional de SEO.

  1. Conhecimento técnico e de negócios e marketing: não dá para achar que um profissional de SEO é um profissional técnico padrão, como encontrado em outras áreas ligadas a web. Para trabalhar com SEO é fundamental ter uma visão de marketing e negócios. É importante saber as etapas de implementação de um site mas também saber estudar o cliente, seus concorrentes e como aplicar as melhores técnicas para conseguir resultado específico para aquele cliente.
  2. Espírito empreendedor: você pode se perguntar porque esse seria um dos fatores de sucesso. Bem, pessoas com espírito empreendedor normalmente se adaptam melhor a novas situações e conseguem lidar com várias tarefas ao mesmo tempo.
  3. Foco e alta capacidade de absorção: o profissional de SEO tem que conseguir juntar duas características quase antagônicas. Ele precisa ser focado e ao mesmo tempo conseguir absorver muita informação ao mesmo tempo, isso porque o ideal é começar entendendo muito sobre cada área de SEO, mas ter a visão do todo e não deixar de acompanhar as mudanças dos buscadores e do mercado.
  4. Ter a cabeça aberta: um profissional de SEO é antes de tudo um profissional de web marketing. O objetivo de um cliente de SEO é quase sempre conseguir mais tráfego e são várias as maneiras de chegar a esse objetivo. Esteja aberto a utilizar todas elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.