Pássaros voando, seguindo o primeiro

Personalidades influentes do mercado de startups que você precisa conhecer

Você já empreende ou está pensando em empreender e especificamente deseja atuar no modelo de startups. Como encontrar referências no segmento?

Uma vez que você tomou essa decisão ou já está no meio, é importante conhecer as principais referências do meio de startups, para avançar o mais rápido possível com o conjunto de informações já disponíveis. Você pode aprender sozinho, é claro, mas saber o básico sobre nomes célebres do mercado de startup vai te ajudar, e muito!

Networking: quem você conhece?

Uma das palavras-chave para para quem atua em startups é networking. Os fundadores de empresas com esse perfil costumam se encontrar com frequência em eventos, de forma digital, marcar happy hours e trocar ideias sempre que possível. Esse é um dos pontos de sucesso do Vale do Silício, que ajudam a mantê-lo como um dos maiores centros de inovação do mundo.
Mas o que isso tem a ver com conhecer nomes importantes em startups? Tudo, e eu vou te explicar o motivo!

Conheça para aprender e compartilhar!

Você deve ter como meta se conectar com o máximo de outros fundadores possíveis no seu mercado e também fora dele. Escute sempre as histórias de sucesso e fracasso, faça perguntas, exponha seus próprios questionamentos. Essa troca de informação é muito rica e com certeza trás maiores chances de sucesso ao seu negócio.

Ao mesmo passo que esses fundadores conhecem outros fundadores, eles também costumam conhecer investidores, que é algo que você pode vir a precisar, possíveis parceiros para seu negócio e conhecem os nomes célebres do meio porque essas referências do mercado possuem experiência no segmento e compartilham informações relevantes para quem está fazendo startup.

Assim como médicos costumam usar termos específicos e advogados idem, os “fundadores de startups” também costumam usar palavras e referências específicas desse setor de atuação, muitas delas desenvolvidas ou tornadas famosas através dessas referências de mercado. Você não quer ficar por fora das conversas e deixar de aproveitar todo o seu potencial porque não conhece os assuntos ou as pessoas que os cunharam, certo?

Aprenda e estude para que você possa usar esse conhecimento em favor do seu empreendimento e para conseguir compartilhar e ajudar outros empreendedores também. Você não vai se arrepender!

Como busco informações a respeito dessas pessoas e o que elas falam?

Quando comecei no mercado de startups, eu também não conhecia muitas das figuras referenciadas no meio de startups. Já havia empreendido antes, mas não posso dizer que minha primeira empresa fosse exatamente uma startup.

Até aquele momento eu lia artigos e livros sobre negócios, empreendedorismo, plano de negócios etc até que…co-fundei minha primeira startup de fato, a Mentez (publisher de jogos sociais) e junto com ela a Paymentez (plataforma de pagamentos para bens virtuais) e vi que muito do que eu conhecia em termos de administração de negócios não funcionava tão bem na prática enquanto eu buscava um modelo escalável, repetível e de crescimento explosivo.

Foi aí que comecei a ler cada vez mais sobre startups e participei do TechMission, programa do Brazil Innovators.

TechMission: um divisor de águas

Ao participar do TechMission estive ao lado de outros fundadores brasileiros de startups de alto potencial e vi o quanto alguns deles tinham uma riqueza maior de informações e detalhes e esses que tinham todo esse conhecimento eram realmente diferenciados.

Absorvi o máximo que pude durante a viagem e acabei conhecendo, em alguns casos até pessoalmente, alguns dos grandes nomes ligados ao empreendedorismo em startups.

Recomendo que você participe de um programa similar caso tenha acesso, algo que lhe permita ter uma imersão na cultura do Vale do Silício e acesso a outros empreendedores de alto nível.

Reparei ali o quanto era fundamental aprofundar meus conhecimentos a respeito do mercado de startups e de administração voltada à inovação.

Quais figuras do mercado de startups eu devo conhecer?

Existe muita gente que publica conteúdo legal no mercado de startups e com certeza serei injusta deixando algumas de fora, mas vou destacar aqui alguns dos nomes mais conhecidos que você pode passar a acompanhar. Os nomes não estão em uma ordem específica.

1. Steve Blank

Steve é empreendedor serial e muito imerso na cultura do Vale. Sua maior contribuição diz respeito ao desenvolvimento e propagação do modelo de “sair do prédio” (get out of the building) / customer development.

Customer Development, de Steve Blank

Você pode ler o blog de Steve Blank aqui e é imperdível a leitura de seu livro “The Four Steps to the Epiphany”, que inclusive foi publicado em Português com o título “Do sonho à realização em 4 passos”. Steve lançou mais recentemente outro livro, em co-autoria com Bob Dorf, chamado “Startup – Manual do Empreendedor – o Guia Passo a Passo Para Construir Uma Grande Empresa“.

Tech Mission com Steve Blank
Eu com Steve Blank e o time do Tech Mission em 2010

Alguns consideram que os livros de Steve deram início ao movimento de “Lean Startup”.

Pesquisar preço de “Startup – Manual do Empreendedor”

2. Chris Dixon

Dixon é investidor de startups reconhecidas mundialmente como Skype, Pinterest, Foursquare e Kickstarter, um portfólio e tanto! Mas ele também tem histórico de sucesso como empreendedor, tendo vendido sua startup – a Hunch – para o eBay, além de ter sido co-fundador do Uber. Ufa!

Deu para notar pelo currículo acima que Chris é brilhante e ele mostra isso através dos posts de seu blog pessoal. Sua visão para negócios que podem dar certo e inovação (ele atualmente fala bastante sobre bitcoin) são dignas de acompanhamento. Ele atua ao lado de Marc Andreessen e Ben Horowitz no fundo Andreessen Horowitz (a16z).

3. Eric Ries

Eric é o autor de “A Startup Enxuta” (The Lean Startup) e apesar de não ter sido o primeiro a abordar o tema, talvez tenha sido uma das pessoas que mais colaborou para popularizar o assunto.

A leitura do livro é considerada imprescindível para quem vai atuar em startups e explica o conceito de MVP (minimum viable product), enquanto conta a trajetória empreendedora do próprio autor.

Você encontra o blog pessoal do autor aqui.

Pesquisar preço de “A Startup Enxuta”

4. Marc Andreessen

Ele co-fundou o Netscape e Ning, vendeu uma empresa para a HP e tem o fundo Andreessen Horowitz, junto a outros grandes nomes. Seu fundo já investiu em startups como Facebook, GitHub, Groupon, MixPanel, entre várias outras de enorme sucesso.

Andreessen prefere usar o Twitter como plataforma para divulgar o que pensa e costumam quebrar seus posts em vários (afinal, 140 caracteres nem sempre são suficientes). Você pode segui-lo aqui.

5. Dave McClure

Dave é fundador da aceleradora e fundo 500 Startups e já foi parte da equipe do Paypal (que você vai perceber ser conhecida como “a máfia do Paypal” no meio de startups). Sua filosofia é investir em muitas startups, com grande diversidade, para atingir o sucesso. Com isso, a 500 acaba sendo talvez a aceleradora com maior quantidade de startups internacionais e minorias (mulheres, fundadores GLBT etc). Eu mesma já passei por um processo de aceleração e recebi investimento da 500 Startups em uma das minhas startups.

McClure é conhecido pela sua experiência em marketing e distribuição, grandes temas dos workshops e conteúdos oferecidos pela 500 e com frequência palestra em eventos. Sua apresentação sobre métricas para startups é muito conhecida no meio. A melhor forma de acompanhar o que ele pensa é através do seu Twitter.

6. Paul Graham

Paul Graham é a cabeça por trás da Y Combinator, uma famosa aceleradora de startups, conhecida mundialmente. Ele diz que prefere não blogar porque tende a escrever muito e pensar muito rápido. Ao invés disso, ele escreve dissertações completas que você pode ler aqui.

Vale a pena conhecer também a Y Combinator, seu fundo/aceleradora que já investiu em startups como Dropbox, Reddit, Airbnb e Stripe.


Caso você ache alguém muito importante de ser acompanhado nesse mercado de startups, comente abaixo, para que eu possa adicionar a essa lista!

Para facilitar, criei uma lista no Twitter com esses e outros nomes que acho interessantes serem seguidos dentro desse contexto.Inscreva-se na lista no Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.