Pássaros voando, seguindo o primeiro

5 dicas para enxergar idéias de negócios

Ser empreendedor não é fácil e para conseguir sucesso e mantê-lo é necessário identificar novas oportunidades a todo o momento.

Conhecer o mercado, identificar tendências, ter insights e aplicá-los dentro da sua empresa, criando soluções que atendam ao público nem sempre é fácil quando estamos tocando o dia-a-dia da operação de nossos negócios.

Para ajudar nessa tarefa, vou compartilhar 5 dicas que eu uso no meu dia-a-dia para não deixar de identificar novas oportunidades (a 3 é a minha favorita) e, assim, ter idéias de negócios:

  1. Viaje
    Conhecer novas culturas e novas formas de viver vai lhe ajudar a ter acesso a muita informação que nem imagina que exista. É difícil pensar em soluções sem conhecer os problemas, não é mesmo? Ao viajar você aumenta o seu repertório de informações e isso te ajuda a ter ideias melhores.
    Você não precisa somente viajar internacionalmente: explore seu país, pegue um ônibus com “sacoleiras” para o Paraguai: quais são as necessidades desses empreendedores? O que você pode fazer para deixar a vida deles mais fácil?
  2. Dedique-se às pessoas
    Em todas as oportunidades de conversa que tiver com pessoas aleatórias, foque em ouvi-las, seja interessado. A senhora no ponto de ônibus, o conhecido de um amigo que você esbarrou sem querer no shopping e assim por diante. Pelo que essas pessoas pensam? Pelo que estão passando? Quais as motivações dela?
    Conversas assim podem ser riquíssimas, por mais que pareça que você não tenha nada em comum com a pessoa.
    Procure também ouvir muito outros empreendedores que já tiveram fracassos e sucessos. O fracasso normalmente ensina bem mais que o sucesso e você pode evitar algumas dores de cabeça aprendendo com quem já esteve lá.
  3. Ande de transporte público (minha dica favorita)
    Se você passa muito tempo dentro de carro, está na hora de sair da zona de conforto. Andar de transporte público trás incríveis insights. Faça isso com a frequência que puder e repare: quais celulares as pessoas usam e como? São smartphones? Estão conectados à Internet? Elas estão jogando jogos ou usando quais tipos de apps? Qual é a interação delas com a mídia em torno? Elas olham para as TVs nos ônibus, nos metrôs? Elas olham para os anúncios impressos? Elas estão escutando rádio? Quais marcas ou estilos de roupa estão sendo mais usadas e como? Sobre o que as pessoas mais jovens estão conversando? E as mais velhas?
    Além de tudo isso o transporte público te permite ver a cidade de ângulos incomuns como de um banco alto de um ônibus até por baixo da terra em um metrô, o que favorece uma variedade de repertórios e de pontos de vista, que considero essencial a todo empreendedor.
  4. Mantenha uma lista de leituras
    Uma das formas mais fáceis de aprender e ter contato com informação é através da leitura. Com a correria diária às vezes deixamos de nos dedicar a isso. Coloque metas pequenas para si próprio: 1 livro a cada 3 meses, 2 posts de blogs da sua área por dia.
    Faça uma lista de livros e/ou blogs interessantes para ler e acompanhar. Você ficará surpreso com a quantidade de informação importante disponível para ajudar o seu negócio.
  5. Varie
    Saia da sua zona de conforto. Essa última dica resume as anteriores. Se você gosta de rock, procure escutar pop, axé e outros. Se mora na periferia/subúrbio, visite os demais bairros e vice-versa. Se você lê livros de negócios, leia também romances e ficção científica. É claro que você não precisa abrir mão dos seus gostos pessoais mas diversificar e experimentar coisas novas, conhecer outras realidades, ajuda muito a desenvolver uma mente empreendedora e construir negócios de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.