Macbook Pro em cima de mesa branca

Uso de redes sociais no Brasil e América Latina

Tenho buscado algumas informações a respeito da liderança e uso de redes sociais no Brasil e na América Latina, mercado onde atuamos com freqüência onde trabalho. A primeira conclusão é que o Brasil – e os países latinos em geral – tem uma maior propensão ao uso de redes sociais.

Li um artigo muito interessante a respeito na CartaCapital, onde Daniel Pinheiro fala sobre como a websocial mostra que o povo latino em geral é muito amigável, gosta de relacionamentos, de contato com outras pessoas, um estereótipo de algumas centenas de anos atrás que é legitimado pelos números da Internet nessas regiões.

Pensar em uma rede social líder no mundo todo é besteira. Cada localidade tem sua rede social favorita. Alguns gostam de acreditar que com o tempo os espaços ficarão bem definidos e teremos 2 ou 3 líderes no mundo todo. Eu não concordo. Acho que a web é democrática demais para pensarmos que uma mesma rede social vai ser líder no Japão, Emirados Árabes, Brasil e Inglaterra, por exemplo.

Saber qual é a rede social de maior influência no Brasil é fácil: o Orkut é líder absoluto, sem sombra de dúvida. Mas se considerarmos a América Latina como um todo temos outros players fortes (e muitas vezes pouco conhecidos) como o hi5, Sonico, MySpace e Facebook.

O MySpace ganha muita projeção quando incluímos a população hispânica que vive nos Estados Unidos e Porto Rico. A liderança da rede na região norte-americana acaba sendo refletida nesses usuários. O Facebook, por sua vez, outro monstro em número de usuários na América do Norte, demorou a lançar sua versão em Espanhol, o que diminuiu sua visibilidade entre os usuários hispânicos da região.

Um recente estudo da ComScore mostra a projeção explosiva do Facebook ao redor do mundo e destaca o crescimento na América Latina. Entre Junho de 2007 e Junho de 2008 houve um aumento de 1055% no número de usuários do Facebook na América Latina. O número é impressivo mas na prática não significa muita coisa. Em um mercado onde os números eram insipientes, torna-se palpável chegar a uma porcentagem de crescimento como essa. Em números absolutos, o Facebook saltou de 1.033.000 para 11.931.00 de usuários únicos na região. Segundo minhas fontes, o MySpace tem 4 milhões de usuários únicos no Brasil, mais de um terço do total de usuários que o Facebook tem em toda a América Latina.

 

Tabela de Crescimento do Facebook

O mais importante disso tudo não são os números. Um outro estudo da ComScore mostra o engajamento dos usuários da América Latina, acima da média mundial, tendo o Brasil como líder dessa tendência, que aliás comprova o segundo parágrafo deste artigo. O povo latino não só acessa a Internet mas gasta mais tempo online quando acessa (apesar de acessar menos frequentemente que em outros países).

Tabela de uso da Internet na América Latina

 

Outro dado muito importante desta última pesquisa é referente às atividades praticadas pelo povo latino americano. Tirando os portais, que são fontes genéricas de informação, as três atividades que mais consomem o nosso tempo são todas ligadas a relacionamento na web: mensagens instantâneas, redes sociais e e-mail. Ainda na lista de atividades TOP 10 encontramos fotos, multimídia (vídeos, por exemplo) e online gaming. Todas essas atividades são relacionadas à mídias sociais.

Engajamento na Internet América Latina

 

Não existem dúvidas de que os brasileiros estão nas redes sociais e não só isso: eles participam ativamente! Dados do Ibope de 2006 mostravam 3 milhões de blogs criados no Brasil. Atualizando esse número com a média diária de 120 novos blogs por dia, chegamos a aproximadamente 3,2 milhões de blogs criados no país (obrigada Fernando Arrais!). Nada mal. Outra fonte não oficial diz que são 2,25 milhões de blogs no Brasil, sendo em torno de 500 mil ativos (pelo menos um post a cada três meses).

Segundo estudo do Comitê Gestor de Internet no Brasil, de 2007, 89% dos usuários domiciliares diziam utilizar a Internet para se comunicar. 64% diziam utilizar redes sociais na Internet, 11% participavam de fóruns de discussão e 13% criavam ou atualizavam blogs ou sites.

Uso de redes sociais - CGI 2008

@MissMoura me lembrou de outra informação importante, dessa vez do Ibope, que afirma que 18,5 milhões de usuários residenciais do Brasil participam de comunidades e blogs por mês. Somando fotologs, videologs e serviços de mensagens instantâneas, são 20,6 milhões por mês, o que corresponde a 90% dos usuários de Internet do Brasil (baseado em dado do próprio Ibope que diz que somos 22,4 milhões de usuários de Internet no país). Ainda segundo a pesquisa, o Orkut é líder no país com 15 milhões de usuários únicos mensais em ambiente residencial no mês de abril e 16,1 em maio. O Sonico fica em segundo lugar com 1,8 milhão e depois o MySpace, com 1,1 milhão (o que não bate com os meus dados sobre MySpace no Brasil).

Ainda tomando como base dados da ComScore (compilados pela Analytics 2.0), se somarmos os 5 países principais da região Latino Americana (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México), chegamos a 46,3 milhões de usuários em Janeiro de 2008. A audiência das principais redes sociais (Bebo, Facebook, Friendster, hi5, MySpace, Orkut e Sônico) nesses países soma 29,6 milhões de usuários, um alcance de 64%. O mais legal de analisar é que apesar do número de usuários da região ter crescido 16% em um ano, o uso de redes sociais cresceu 103%, quase 7 vezes mais!

Segundo esses dados o Orkut tinha 13 milhões de usuários no começo do ano, o MySpace 12 milhões (considerando latinos nos EUA e Porto Rico) e o Sonico quase 8 milhões. Sonico? Sim, essa rede que poucos brasileiros conhecem e que alguns preferem ignorar. O mais impressionante é pensar que o Sonico foi aberto em Outubro de 2007. Palmas para eles! Aliás, a plataforma OpenSocial do Sonico deve ser aberta mês que vem. Ou seja: mais aplicativos legais vindo por aí.

Ufa! Isso tudo tem alguma conclusão? Do meu ponto de vista, sempre que pensarmos em rede social é importante lembrar das características de cada país e suas peculiaridades. De maneira generalista, o Orkut é a rede social dos brasileiros, o Sonico pode ser considerada a rede social dos latino americanos em geral, enquanto o MySpace é a rede preponderante entre os latinos que moram nos EUA e Porto Riquenhos. Ainda no meio disso tudo temos destaque para o Facebook em países como a Colômbia e Mexicanos bastante distribuídos entre hi5, Sonico, MySpace e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.