14/10/2018

Qual o tamanho ideal de um time de produto?

O time de desenvolvimento de produto pode ter diferentes configurações mas uma das dúvidas comuns é quanto ao tamanho ideal do time. Quantas pessoas um time de produto deve ter? Quando ele é muito pequeno para fazer sentido e quando é grande demais que seja melhor quebrá-lo em partes menores?

Um time de produto é parte do todo

Primeiro vale observar que em uma empresa costuma-se ter vários times de produto e não um único time de desenvolvimento de produto. O time de Desenvolvimento de Produto é inclusive formado por membros de diversos time, como Engenharia, Design, Gestão de Produto, Marketing e assim por diante.

Normalmente existe um líder geral da área, que pode ser o próprio CEO ou algum co-fundador em empresas menores e startups em fases mais iniciais, ou ainda um CPO (Chief Product Officer) ou Head de Produto ou VP de Produto, e abaixo dele existem diversas unidades de gestão de produto, cada uma com a configuração necessária para cuidar de uma parte do produto.

Então ao falar da quantidade mínima e máxima estou me referindo a uma das unidades de gestão e desenvolvimento de produto que uma empresa tenha.

Qual o mínimo de pessoas para formar um time de produto?

Para ser considerado um time de produto é preciso pelo menos 3 pessoas: um Gerente de Produto e pelo menos dois engenheiros de software (programadores).

Em times em que o produto interage com o consumidor final é altamente recomendado ter, também, um UXer ou Designer de Produto, totalizando portanto 4 profissionais na equipe.

Uma configuração menor que essa muito provavelmente não vai ter o efeito de desenvolvimento de produto necessário.

Qual o máximo de pessoas em um time de produto?

Além do Gerente de Produto e do Designer de Produto, costuma ser saudável ter até 10 engenheiros na equipe. A equipe pode ter também outros membros como um pesquisador, um analista de dados, responsáveis por QA e assim por diante.

O mais importante é avaliar que ter mais do que 10 engenheiros para um único Gerente de Produto pode não ser tão producente porque fica difícil para um PM (Product Manager) manter tantos engenheiros ocupados de forma consciente e que agregue valor.

Considerando um PM, um Designer de Produto e 10 engenheiros, temos como um bom máximo 12 pessoas na equipe, porém sabendo que esse número pode ultrapassar quando se agregam outros profissionais por necessidades específicas do produto, atingindo até 20 membros mais ou menos quando é necessário.

Quantos times de produto deve-se ter?

Essa pergunta não tem uma única resposta pois existem empresas que possuem 1 ou 2 times de produto e empresas que possuem dezenas deles.

A configuração dos times muda com o tempo e novas necessidades vão surgindo, sendo necessário criar mais times e trabalhar a reconfiguração dos existentes, conforme o tamanho da empresa e as necessidades dos clientes vão mudando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram