Mesa com cadernos e canetas

A Evolução do Orkut: Concorrência?

O Orkut está evoluindo (finalmente!). Acredito que isso seja uma resposta ao aumento crescente de outras redes sociais.

Eu sou uma grande fã do Facebook, para mim é o melhor site de rede social na web atualmente. O Facebook é clean e ao mesmo tempo permite uma série de alterações e adição de plug-ins interessantíssimos. Na verdade, eles têm uma conferência anual que estimula desenvolvedores a programarem esses plug-ins. Eu tenho uns muito simples, que funcionam como gadgets: horóscopo diário e biscoito da fortuna chinês. Algumas empresas já abriram os olhos para o uso do Facebook (amém!) e criaram plug-ins específicos, como a Red Bull que tem um plug-in de jogo de pedra, papel e tesoura. Parece bobeira mas o nome do Red Bull é Red Bull Roshambull e o jogo é conhecido nos EUA como RoShamBo. Até agora 317.292 pessoas já instalaram a aplicação. Outro ponto alto do Facebook é a possibilidade de colocar fotos ilimitadas e definir quais pessoas estão presentes nas fotos, o que cria links automáticos para o profile das mesmas.

Tenho percebido ultimamente uma quantidade cada vez maior de brasileiros por lá. Recebo diversos “friend requests” de brasileiros durante o dia. Parece que os brasileiros descobriram o site e estão migrando para lá. Outra coisa que está me chamando atenção é justamente a quantidade de informações na tela, que está cada vez maior. Espero que eles saibam dosar isso porque a sensação de “favelinha” está começando a aparecer para mim. Sinto muito isso ao acessar o MySpace, apesar de ser um grande sucesso de participação on-line.
Novo profile do OrkutE o Orkut…está correndo atrás! Já há algum tempo é possível adicionar feeds ao seu profile. Eu, por exemplo, tenho feed do Flickr, do Fotolog, do blog e da Last.fm, que mostra as últimas músicas ouvidas por mim. Aliás, uso o feed do Flickr e da Last.fm aqui no blog também. Estamos falando de uma rede social, nada mais justo do que podermos mostrar aos nossos companheiros da rede tudo aquilo que gostamos, sem tantas limitações. O Orkut tem uma limitação no número de fotos publicáveis (12) que restringe muito essa funcionalidade. Ao oferecer a adição de feeds, o Orkut consegue reunir em sua página tudo aquilo que você gostaria, sem deixar o site. Muito inteligente, não?

Design, usabilidade, padrões. Mais mudanças do Orkut! Alguns usuários já conseguem ver a nova versão da interface do Orkut. O site ficou mais clean, mantendo os tons claros de azul porém melhor organizado, com bordas arredondas e obedece aos padrões W3C. Já estava na hora! Assim está mais prazeroso navegar pelas páginas. Se você ainda não consegue visualizar as mudanças aguarde mais alguns dias. Até o fim da semana todos os usuários já devem ter acesso ao novo layout.

Enjoy!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.