Mão usando iWatch, relógio da Apple

Mais tempo gasto com tntretenimento na Internet

Um estudo de 4 anos da Nielse/NetRatings, divulgado pela Associação de Publishers Online, apontou um aumento de 37% no tempo gasto na Internet com conteúdo de entretenimento (vídeos online principalmente) e notícias. Esse número é maior do que o avanço de 35% no uso de mecanismos de busca, como o Google.

De acordo com a pesquisa, o aumento da velocidade da Internet para os usuários (banda larga) e a variedade de conteúdo são os principais fatores dessa mudança de comportamento online. As pessoas estão passando menos tempo lendo e-mails, navegando por sites de e-commerce e fazendo buscas, pois estão expostas a diversas outras informações interessantes.

Vale lembrar que a difusão do uso das redes sociais como o Orkut, MySpace e Facebook (o meu favorito, ainda pouco utilizado por brasileiros) também aumenta o acompanhamento de conteúdo. Os serviços de mensagem instantânea (MSN, Google Talk, entre outros) – que permitem a troca de informações em tempo real, sendo mais rápidos que o e-mail – estão mais populares e contribuindo para a queda no tempo gasto para leitura e resposta de e-mails.

É importante para nós, profissionais de marketing online, ficarmos de olho nessas mudanças e tendências. Em pouco tempo, o que será mais interessante: links patrocinados ou vídeos inovadores no YouTube? A resposta, ao meu ver, ainda é “uma combinação das ações, já que elas se complementam”. Mas já está na hora de pensar no próximo passo.E como já é (bem) sabido: o conteúdo é rei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.