Barack Obama jovem

10 Lições de Barack Obama

Acordei às 4 da manhã, fiquei quase 3 horas na fila do evento VTEX Day, mas valeu a pena ver o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, falar para uma plateia de mais de 10 mil pessoas em São Paulo ontem.

O evento é focado em inovação, e-commerce, tecnologia. Na plateia muitos empreendedores e funcionários de empresas digitais. Os ensinamentos dele? Válidos para qualquer público.

Segue um compilado de lições de Obama, com comentários complementares meus:

  1. “As pessoas acham que ser um grande líder é ter as respostas certas. Eu digo que é ter as pessoas certas com você”
    Nunca tenha medo de se cercar de pessoas mais inteligentes que você.
  2. “Quanto mais eu trabalho, mais sorte tenho”
    Se você tem sucesso, você é uma pessoa de sorte na vida, mas você também cria essa sorte quanto mais se dedica, se esforça, se aprimora.
    Só um adendo: vale reconhecer que nem todos têm as mesmas oportunidades. Na minha trajetória profissional eu me dediquei muito, mas também estive em muitos lugares certos, na hora certa, com as pessoas certas. Tive oportunidades que outras pessoas não tiveram, como morar fora cedo e aprender a programar quando isso ainda não era comum.
  3. “Tente de tudo”: Continue falhando, mesmo que você esteja no topo.
    Falhar faz parte: “eu falhei muito para chegar onde cheguei, falhe!”, disse o ex-presidente, e continuou: “Quando você está no topo muitas pessoas não querem te deixar falhar, isso é muito forte mas não deixe que isso te trave”.
    Quando você atinge certo sucesso, seja em sua startup ou em qualquer outro âmbito, falhar começa a ser visto como negativo, é como se você precisasse ser uma heroína perfeita 100% do tempo. Mas falhar e aprender foi parte do que te fez chegar lá e sem isso é bem provável que você não mova tanto adiante.
  4. “Encontre pessoas com diferentes perspectivas”: Diversidade e opiniões contrárias são importantes
    É importante ter pessoas na mesa que não concordam com o que você fala, pessoas com diferentes experiências, formações, raças, backgrounds, diferentes perspectivas. Você sempre vai aprender muito com elas.
    Na MaxMilhas temos um ambiente super diverso e isso faz toda diferença na empresa. Isso não é da boca pra fora, é realidade.
    Discordância te tira da zona de conforto, te ajuda a evoluir, a aprender. Tenha isso em mente, sempre.
  5. “Dar educação e serviços sociais não é caridade, é uma ferramenta de desenvolvimento econômico”
    Educação muda as pessoas (e o mundo) e inclusão é fundamental
    Quanto mais as pessoas tiverem acesso a educação, mais chance terão de mudar o mundo, a chave do sucesso é o talento, o investimento em educação.
    Além disso, não é somente conhecimento técnico que conta, devemos investir em educação sobre atitudes, trabalho em equipe, soft skills.
  6. Dados e opiniões te ajudam a tomar melhores decisões, nem sempre certas
    É muito importante ter dados e opiniões, conselhos, mentoria. Isso não garante que você vai acertar em todas as decisões. Não tenha medo do que nunca foi feito ou testado.
    Cerque-se do melhor, mas esteja pronto para aprender sempre.
  7. “Não é sobre você”: o mundo não gira a sua volta
    Seja humilde, tenha empatia. Existe muito mais lá fora do que suas próprias necessidades. Essa visão também vale para clientes e funcionários: nem todos enxergam o mundo como você e, como líder, você está ali para atender aos outros.
  8. Seja otimista, as coisas estão melhorando
    Apesar do excesso de notícias ruins, nunca tivemos em um momento tão próspero em relação a saúde, fome e educação.
  9. Felicidade vai muito além do dinheiro
    O ex-presidente afirmou que hoje tem mais dinheiro do que consegue gastar, mas ver suas filhas sorrindo é o que realmente traz felicidade para ele.
  10. Faça as perguntas certas
    Ser um líder vai muito além de ter as melhores respostas, tem mais a ver com fazer as perguntas certas e ter pessoas melhores que você e diversas em seu entorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.